Arquivo

Arquivo de setembro, 2009

Censo Agropecuário – 2

30, setembro, 2009 Sem comentários

Agricultura familiar produz mais em menor área: setor emprega quase 75% da mão-de-obra no campo e é responsável pela segurança alimentar dos brasileiros, produzindo 70% do feijão, 87% da mandioca e 58% do leite consumidos no país.

Leia mais…

Categories: editorial Tags:

Censo Agropecuário – 1

30, setembro, 2009 Sem comentários

Apenas 1,8% dos estabelecimentos agropecuários praticavam agricultura orgânica em 2006; orgânicos predominam na horticultura e fruticultura

Leia mais…

Categories: alimentação Tags:

Fiscalização apreende agrotóxicos adulterados na Bayer

28, setembro, 2009 Sem comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária interditou, na última sexta-feira (24), 1 milhão de litros de agrotóxicos adulterados, em Belford Roxo (RJ). A fiscalização, realizada pela Agência com apoio da Polícia Federal, ao longo de toda semana passada na empresa Bayer, de origem alemã, identificou a produção de agrotóxicos com formulação adulterada, sem autorização dos órgãos competentes.

Leia mais…

Agrobiodiversidade e o direito

28, setembro, 2009 Sem comentários

Artigo de Juliana Santilli | Correio Braziliense, 28/06/2009

sugerimos a criação de uma categoria de unidade de conservação especialmente destinada à conservação e ao manejo sustentável da agrobiodiversidade

Leia mais…

Categories: agroecologia Tags: ,

Os riscos dos transgênicos piramidados

25, setembro, 2009 1 comentário

Artigo de José Maria Ferraz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e integrante da CTNBio.

Riscos do cruzamento convencional entre dois eventos geneticamente modificados (GM) como simples, sem necessidade de novas avaliações

A soma de dois eventos conhecidos nem sempre resulta na soma aritmética simples dos dois componentes isoladamente e quando se trata de eventos biológicos a interação com os aspectos ambientais pode alterar ainda mais os resultados. Leia mais…

Categories: CTNBio, transgênicos Tags:

Alto custo de produção da soja transgênica desanima produtores

25, setembro, 2009 2 comentários

Quando praticamente todas as pesquisas de intenção de plantio da soja 2009/2010 apontam para o aumento da área cultivada com soja, o que indica que esta cultura avançará sobre as áreas até então ocupadas pelo milho, parte dos produtores ainda não definiu sobre o tipo de semente que vai utilizar. Ao contrário de anos anteriores, quando houve uma corrida para as sementes transgênicas, o que se percebe agora é que o sojicultor está reticente e questionando as vantagens reais do investimento nestas lavouras. Leia mais…

Agrotóxicos no seu estômago

24, setembro, 2009 Sem comentários

O Globo, 24/09/2009 |  JOÃO PEDRO STÉDILE

Os porta-vozes da grande propriedade e das empresas transnacionais são muito bem pagos para todos os dias defender, falar e escrever de que no Brasil não há mais problema agrário. Afinal, a grande propriedade está produzindo muito mais e tendo muito lucro. Portanto, o latifúndio não é mais problema para a sociedade brasileira. Será? Nem vou abordar a injustiça social da concentração da propriedade da terra, que faz com que apenas 2%, ou seja, 50 mil fazendeiros, sejam donos de metade de toda nossa natureza, enquanto temos 4 milhões de famílias sem direito a ela. Leia mais…

Coexistência impossível

21, setembro, 2009 Sem comentários

A Espanha encontrou milho geneticamente modificado da Monsanto em carregamento de soja vindo dos Estados Unidos, segundo notificações feitas ao sistema de alerta de alimentos da União Europeia. A descoberta foi feita durante inspeções alfandegárias no dia 25 de agosto, segundo a agência de notícias Bloomberg. Foi encontrada a variedade MON 88017, comercializada como YieldGard Roundup Ready. Ela é resistente a lagartas e tolerante a herbicidas. A Monsanto entrou com pedido de aprovação da variedade na UE em 2005 e ainda aguarda uma resposta. A notícia é do Valor Econômico (21/09/09).

Categories: transgênicos Tags:

Ex-advogado do Monsanto pode assumir Advocacia Geral da União

18, setembro, 2009 Sem comentários

Está cotado para assumir a AGU o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos, informou a coluna de hoje 18/09 de Ilmar Franco no Globo. Vasconcelos é também Secretário Executivo do Conselho Nacional de Biossegurança e foi advogado da Monsanto antes de assumir o cargo (Folha de São Paulo, 24/11/2005).

Categories: governos Tags:

A soja resiste, mas e a vida humana?

14, setembro, 2009 Sem comentários

Carta Capital | 01/09/2009

Eric Nepomuceno, de Buenos Aires

Há 35 anos a multinacional Monsanto começou a testar um herbicida à base de um componente químico chamado glifosato. Na década de 80, chegou à formula final do Roundup, que a partir dos anos 90 passou a ser utilizado em várias partes do mundo em pequena ou média escala (no Brasil, nos campos cobertos pelo agronegócio). Leia mais…

Segundo estudo francês, orgânicos são mais nutritivos

10, setembro, 2009 Sem comentários

Um novo relatório da Agência Francesa para a Segurança dos Alimentos (AFSSA) concluiu que alimentos orgânicos são melhores para a saúde e contém menos pesticidas e nitratos, que têm sido ligados a uma série de problemas de saúde incluindo diabetes e mal de Alzheimer. Leia mais…

Categories: agroecologia, alimentação Tags:

Forças no Congresso atuam contra conquistas ambientais

9, setembro, 2009 Sem comentários

Os maiores agressores da natureza no Legislativo são os setores da agropecuária, energia e infraestrutura. Levantamento do Congresso em Foco mostra as vitórias destes grupos nas disputas com os preservacionistas | Por Renata Camargo Leia mais…

Eucalipto: o verde enganador

9, setembro, 2009 4 comentários

Reflexões sobre o avanço irrefreado da monocultura do eucalipto e os imensuráveis impactos ambientais e sociais dele defluentes – por Wagner Giron de la Torre, Defensor Público/SP – enviado por Vicente De Moraes Cioffi

“A 1a Câmara Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acolheu recurso interposto pela Defensoria Pública Estadual e, reconhecendo os severos impactos sociais e ambientais no município de São Luiz do Paraitinga-SP, determinou a suspensão de todo e qualquer plantio do eucalipto na região até a feitura pelas empresas VCP e Suzano de Estudos de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, devidamente guarnecidos com audiências públicas junto às populações locais” Leia mais…

Anvisa recomenda banimento de endossulfam e acefato

4, setembro, 2009 Sem comentários
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o banimento de uso, em todo país, do ingrediente ativo endossulfam, agrotóxico utilizado no cultivo de algodão, cacau, café, cana de açúcar e soja. A indicação, publicada na Consulta Pública 61, nesta sexta-feira (4), prevê, ainda, a suspensão da importação e do registro de novos agrotóxicos a base dessa substância.

Já para o ingrediente ativo acefato, a Consulta Pública 60 da Agência, também desta sexta-feira (4), apontou para a proibição imediata de uso nas culturas de amendoim, batata, brócolis, citros, couve, couve-flor, cravo, crisântemo, feijão, fumo, melão, pimentão, repolho, rosa e tomate. O acefato só poderá ser usado em algodão e soja, até a data de 31 de outubro de 2013. Leia mais…

Produto tóxico abandonado pela Monsanto ameaça comunidade em El Salvador

3, setembro, 2009 Sem comentários

Representantes da Comissão de Direitos Humanos de El Salvador (CDHES) visitaram as comunidades Brisas I e II em San Miguel, El Salvador, onde se encontram as instalações abandonadas de uma ex-fábrica da Monsanto, que abriga 92 barris, cada um com 181,5 kg de toxafeno, abandonados há mais de uma década. O motivo da visita foi conhecer mais de perto o estado das pessoas afetadas pela contaminação que o toxafeno provoca e dar seguimento ao caso sob a ótica dos direitos humanos. Leia mais…

Categories: empresas Tags: ,