Arquivo

Arquivo de outubro, 2009

Agenda Latino Americana Mundial 2010

30, outubro, 2009 Sem comentários

No último sábado, a Campanha Brasil Livre de Transgênicos foi homenageada pelo Grupo Solidário São Domingos, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A celebração marcou o lançamento da Agenda Latino Americana Mundial 2010, cujo tema é Salvemo-nos com o planeta. Também foram homenageados na ocasião o Bispo dom José Maria Pires, o dom Zumbi, dom Marcelo Barros, de Recife, dona Diva, da Comunidade Quilombola Pedro Cubas, do Vale do Ribeira (SP), o promotor de Justiça de Ribeirão Preto Marcelo Goulart, a Escola Latino Americana de Agroecologia Assentamento Contestado (PR) e a cineasta Sara Vitória, autora do curta Ressignificar. Cerca de cem pessoas acompanharam a celebração, entre elas alunos de países latinos do curso de formação política da Escola Florestan Fernandes e o senador Eduardo Suplicy. A sessão de homenagens foi encerrada com uma apresentação musical do grupo Sucatas Ambulantes e seus bonecos gigantes.

Informações sobre a agenda: http://latinoamericana.org/

Categories: editorial Tags:

Envenenamento diário com agrotóxicos

29, outubro, 2009 1 comentário

José Faria Pinto, de 55 anos, Márcia Cristina Tayt-Sohn, 47 anos, Norival Ferreira da Silva, 39 anos, Sonia Maria de Oliveira, 39 anos. Quatro histórias de vida de agricultores ligadas pelo mesmo drama: a intoxicação por agrotóxicos, que usam desde a infância.

A reportagem é de Cássia Almeida e publicada pelo jornal O Globo, 25-10-2009. Leia mais…

Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é lançado em Brasília

28, outubro, 2009 Sem comentários

Fórum lançado pelo Ministério Público do Trabalho tem como meta a redução do uso de agrotóxicos em todo o Brasil. O país lidera a lista dos maiores consumidores desses produtos no mundo Leia mais…

Deputado petista quer sementes estéreis

26, outubro, 2009 Sem comentários

Valor Econômico, 26/10/2009, por Mauro Zanatta | As polêmicas em torno da Lei de Biossegurança, editada em 2005, devem recomeçar na Câmara dos Deputados. Um projeto de lei apresentado pelo líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), pretende alterar a lei ao prever autorização para a chamada tecnologia genética de restrição do uso (GURT, na sigla em inglês) e a eliminação da rotulagem de produtos transgênicos por meio de símbolos ou expressões que induzam a “juízo de valor”. Leia mais…

Nova apreensão de venenos na Syngenta

23, outubro, 2009 Sem comentários

Operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada ontem, na fábrica da Syngenta em Paulínia (SP) interditou a linha de produção e apreendeu 150 mil litros do agrotóxico Priori Xtra adulterado. Os lotes eram produzidos com uma pré-mistura à base de ciproconazole sem registro. A produção, com o uso da pré-mistura não autorizada, corresponde de 15 a 20% do agrotóxico Priori Xtra formulado pela empresa. A Syngenta possui cinco dias úteis para apresentar defesa prévia. Só este ano, a Anvisa apreendeu mais de 5,5 milhões de litros de agrotóxicos adulterados. As informações são do Valor Econõmico, 23/10/2009. Leia mais…

África do Sul veta batata transgênica

23, outubro, 2009 Sem comentários

O Conselho Executivo (EC), órgão do governo sulafricano encarregado de decidir sobre transgênicos, rejeitou o pedido do Conselho de Pesquisa Agrícola para autorização de uma variedade de batata transgênica. O órgão citou nada menos que 11 preocupações de biossegurança, agronômicas e socioeconômicas para justificar a decisão. Estas preocupações já haviam sido apontadas pela ONG African Centre for Biosafety (ABC), que alega que as batatas transgênicas colocam riscos inaceitáveis para a saúde humana, o meio ambiente e a comunidade agrícola. Leia mais…

Ministros europeus da Agricultura rejeitam milho transgênico

23, outubro, 2009 Sem comentários

Os ministros europeus da Agricultura recusaram autorizar um pedido de importação de milho transgênico, deixando nas mãos da Comissão Europeia a responsabilidade de decidir sozinha sobre a questão. Leia mais…

Câmara de Fortaleza aprova proibição de transgênicos em merenda escolar

22, outubro, 2009 Sem comentários

Folha Online, 21/10/2009 | A Câmara Municipal de Fortaleza (Ceará) aprovou por unanimidade a proibição de alimentos transgênicos na merenda escolar municipal, nesta terça-feira (20).

O projeto de lei, que agora aguarda sanção da prefeita, Luizianne Lins, e também prevê a utilização de alimentos orgânicos, é do vereador João Alfredo Telles (PSOL). Leia mais…

Manifestação em Porto Alegre

22, outubro, 2009 1 comentário

Clique para ver o vídeo do ato.

RS: Movimentos sociais protestam contra alimentos transgênicos

20, outubro, 2009 Sem comentários

Agência Chasque, 20/10 | Representantes de movimentos sociais e ambientalistas realizam nesta quarta-feira, às ONZE horas da manhã, uma manifestação contra os alimentos transgênicos. O protesto ocorre na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Os manifestantes irão disponibilizar à população um abaixo-assinado contra a liberação do plantio de transgênicos no Brasil e no mundo. Neste ano, a liberação de transgênicos bateu recorde no país, principalmente com milho e algodão.

Irlanda livre de transgênicos

16, outubro, 2009 Sem comentários

O governo da Irlanda anunciou no último fim de semana a decisão de proibir o cultivo de organismos geneticamente modificados em seu território. Isto converte a Irlanda no nono país da União Europeia a proibir os transgênicos – depois da França, Áustria, Grécia, Luxemburgo, Hungria, Itália, Polônia e Alemanha. O acordo publicado no sábado pela coalizão que governa a Irlanda especifica que se “declarará a República da Irlanda Zona Livre de Transgênicos, livre do cultivo de qualquer planta geneticamente modificada”.

Leia mais…

CTNBio segue liberando tudo

16, outubro, 2009 Sem comentários

Ao final da reunião da CTNBio realizada esta semana em Brasília os representantes das empresas que lá estavam trocaram cumprimentos. – “Parabéns, mais um, hein?”

Leia mais…

AARJ recolhe assinaturas contra o milho transgênico

16, outubro, 2009 1 comentário

As 1.200 assinaturas, coletadas em apenas um final de semana, durante a Feira Nacional da Agricultura Familiar (no Rio de Janeiro, entre 07 e 12/12) foram entregues ao presidente da CTNBio esta semana em Brasília. O abaixo-assinado organizado pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro foi entregue durante reunião plenária da CTNBio pelo pesquisador da Embrapa José Maria Ferraz, que na comissão é representante das organizações da sociedade civil na área de meio ambiente.

O documento suscitou um debate sobre a necessidade de se convocar reunião do Conselho Nacional de Biossegurança, formado por 11 ministros, para que se avalie os impactos socioeconômicos dos transgênicos. O pedido de reunião dos ministros deve voltar à pauta da próxima reunião da CTNBio, em meados de novembro.

Arroz trangênico, não!

15, outubro, 2009 Sem comentários

Ativistas do Greenpeace interromperam, na manhã de hoje (15/10), a reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) – órgão responsável pela liberação de transgênicos – para impedir a liberação do arroz transgênico. O protesto foi endereçado à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que também desempenha a função de presidente do Conselho Nacional de Biossegurança, cargo que dá a ela o poder de vetar qualquer pedido da indústria de transgênico para a liberação de novas culturas transgênicas. Leia mais…

Superpoderes da CTNBio em xeque

15, outubro, 2009 Sem comentários

13/10/2009 | O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer na ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3526) que questiona 24 dispositivos da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105). Essa lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM). O parecer foi feito pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat. Ela reiterou os fundamentos da ação, que foi proposta em 2005 pelo então procurador-geral da República, Claudio Fonteles. Leia mais…

Categories: CTNBio, transgênicos Tags: ,