Arquivo

Arquivo de novembro, 2009

Idec alerta para projeto que pretende restringir a rotulagem de transgênicos

23, novembro, 2009 Sem comentários

Juliana Ferreira – 19/11/2009

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.148, de 2008, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze, que pretende negar o direito do consumidor à informação sobre a presença de transgênico. Este projeto propõe alterar e acrescentar dispositivos ao artigo 40 da Lei de Biossegurança – Lei 11.105, de 24 de março de 2005. Leia mais…

Categories: transgênicos Tags: ,

Monsanto desiste de milho com alto teor de lisina

12, novembro, 2009 Sem comentários

Após a Europa questionar os estudos sobre a segurança para o consumo humano de uma variedade de milho transgênico desenvolvido em joint venture entre a Monsanto e a Cargill, as empresas discretamente desistiram de seu pedido de autorização no bloco econômico.

O milho LY038 foi desenvolvido para produzir altos teores de lisina (um aminoácido que é a base de várias proteínas), com o objetivo de suplementar a alimentação de animais — especialmente porcos alimentados com rações à base de soja e milho. Leia mais…

PV contesta projeto que retira rótulo de produto transgênico

11, novembro, 2009 Sem comentários

simbolo rotulagem05/11/2009 – Liderança do PV na Câmara dos Deputados

A bancada do Partido Verde manifesta seu repúdio ao projeto de lei (PL 4148/08) que retira dos rótulos dos produtos alimentícios a informação sobre a presença de ingredientes de origem transgênica. O PV é radicalmente contrário à proposta, uma vez que ela não permite ao consumidor o direito de saber se o que consome tem origem em organismos geneticamente modificados (OGMs). Leia mais…

Categories: alimentação, transgênicos Tags: ,

Ameaça à rotulagem de transgênicos

6, novembro, 2009 Sem comentários

Está pronto para votação em plenário o PL 4148/2008 do Deputado Luiz Carlos Heinze que pretende acabar com a rotulagem de alimentos transgênicos. A iniciativa tem o objetivo de tornar toda a produção de soja, milho, algodão (e outros alimentos que vierem a ser aprovados na CTNBio) transgênica. Se aprovado, o consumidor não terá mais o direito de saber e escolher entre um alimento transgênico ou não transgênico, assim como os agricultores que optam por cultivar não transgênico perderão as vantagens econômicas que têm obtido. Leia mais…

Mais e mais venenos

6, novembro, 2009 Sem comentários

Valor economico, 30/10/2009 | O ramo de inseticidas é a nova aposta da multinacional americana DuPont para ganhar terreno no segmento de defensivos, nos mercados global e brasileiro. A empresa desenvolveu uma nova molécula e a expectativa é de aceleração do ritmo de crescimento nesses negócios. Leia mais…

Senador questiona liberação de arroz transgênico

6, novembro, 2009 Sem comentários

Agência Senado – 05/11/2009 |A possível liberação da produção e da comercialização de arroz transgênico no Brasil foi criticada nesta quinta-feira (5), em Plenário, pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB). O assunto, disse o parlamentar, está em análise na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), a pedido da multinacional Bayer, e vem sendo questionado, não apenas por instituições ambientalistas como o Greenpeace, mas também pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Leia mais…

Monsanto financia pesquisas da Embrapa

6, novembro, 2009 Sem comentários

Oito projetos de pesquisa da Embrapa, todos de biotecnologia voltados para a agricultura nacional, serão beneficiados com recursos, a título de royalties, destinados pela Monsanto. Entre as pesquisas beneficiadas estão o desenvolvimento de recursos genéticos de cereais adaptados à seca, de planta transgênica de feijão tolerante ao estresse hídrico, geração de mamoeiro resistente a múltiplas viroses e estudos envolvendo o bicudo do algodoeiro. Leia mais…

Impacto do agronegócio sobre ambiente e saúde

6, novembro, 2009 Sem comentários

ENSP, 03/11/2009 | O grupo de trabalho (GT) Saúde e Ambiente da Abrasco convocou, na manhã de domingo (1/11), um debate sobre o processo produtivo do agronegócio e suas relações e consequências para a saúde pública e o meio ambiente no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Na mesa, coordenada pela pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, Raquel Rigotto, os palestrantes Vicente Almeida (Embrapa), Marcelo Firpo (ENSP/Fiocruz), Wanderlei Pignati (UFMT) e Lia Giraldo (CPqAM/Fiocruz) falaram do macrofenômeno do agronegócio e sua relação com a economia, a produção industrial, a política, a pesquisa e a necessidade de transição para um novo modelo agroecológico no país. Leia mais…

Justiça proíbe eucalipto em Piquete-SP

6, novembro, 2009 Sem comentários

DPE/SP, 04/11/2009 | A Defensoria Pública do Estado de São Paulo em Taubaté obteve decisão liminar junto à Vara Cível da Comarca de Piquete que suspende novos plantios, aplicação de herbicidas e replantios de eucaliptos naquele município. Na decisão, a juíza Kátia Margarida Barroso determinou sejam feitos estudos de impacto ambiental e elaboração do respectivo relatório (EIA/RIMA), conforme legislação vigente. Em caso de descumprimento da decisão, foi fixada multa diária de 15 mil reais. Leia mais…