A possibilidade da chegada do milho transgênico na região sul com a inclusão das sementes modificadas no programa gaúcho de financiamento Troca-Troca, já para a próxima safra, começa reascender os debates sobre biotecnologia, produtividade e saúde alimentar. Buscando preservar as variedades do milho crioulo e varietal, entidades ligadas à Agricultura Familiar aceleram uma jornada de ações em Pelotas e região.

Debates, audiências públicas, exposições e distribuição de sementes crioulas serão intensificados ao longo de agosto e setembro, pelo grupo de trabalho do Fórum Permanente da Agricultura Familiar. As primeiras atividades começam nesta quarta-feira com a reunião do Conselho da Cooperativa Sul Ecológica na sede do Capa (rua Santa Tecla, 510), participação nas próximas Feiras Ecológica (dias 12, 19 e 26, no Largo do Mercado), participação na 4ª Mostra Estadual do Milho Crioulo, na cidade gaúcha de Ibarama e exposição e distribuição das sementes no calçadão de Pelotas no próximo dia 21, às 9h.

– Na verdade iniciamos esse trabalho no mês passado com uma grande mobilização junto aos gestores públicos da região. Conseguimos detalhar aos prefeitos o risco a que esta medida submete toda a cadeia produtiva do nosso milho e em reunião com o presidente Cássio Mota, asseguramos o apoio da Azonasul. Agora partimos para a sensibilização da comunidade – frisou o engenheiro agrônomo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Roni Bonow.

Também integram esse grupo entidades como Embrapa, Grupo de Agroecologia (Gae/UFPel), União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic), dentre outras.

Junto às atividades de divulgação e debates dos problemas e implicações que as sementes transgênicas ocasionam, a Jornada também está com um abaixo-assinado em defesa do milho crioulo. O objetivo, segundo Bonow, é recolher 20 mil assinaturas na região.

Entenda a retomada da discussão sobre a transgenia

Até o ano de 2007 só era possível produzir e comercializar sementes geneticamente modificadas de soja, em território brasileiro. Mas naquele ano, um parecer da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) estendeu o uso da tecnologia também à cultura do milho.

No Rio Grande do Sul, as sementes do milho transgênico estão prestes a chegar à Agricultura Familiar. No último mês de abril, o Conselho do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), organização governamental, decidiu pela inclusão dessas sementes no programa gaúcho Troca-Troca, em detrimentos das sementes crioulas e varietais, já para a safra 2010/2011.

A polêmica está lançada porque diferentemente da soja, o milho tem um sistema de polinização aberto o que favorece o cruzamento de cultivares através de ventos ou transportes de resíduos por aves e insetos.

– Estamos muito temerosos com esta decisão porque temos na nossa região entre Pelotas, Canguçu e São Lourenço o maior patrimônio em genética natural de sementes de milho crioulo com mais de 50 variedades e isto pode acabar de uma hora para outra com uma contaminação descontrolada dos transgênicos sobre os naturais – disse em tom de preocupação a coordenadora do Capa, Rita Surita.

Além dos problemas e incertezas, outro grande impasse persiste porque a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou recentemente a liberação de recursos para o subsídio de sementes crioulas e varietais de milho.

Saiba mais

O Programa Troca-Troca do governo gaúcho é um sistema de financiamento e subsídio para a aquisição de sementes por agricultores familiares.

Sementes Crioulas – são sementes primitivas que sofrem cruzamentos seletivos em decorrência da natureza e domesticação do homem.

Sementes Varietais – são sementes melhoradas naturalmente, resultado de cruzamentos de linhagens e variedades.

Sementes Transgências – são aquelas cuja genética é modificada inserindo materiais genéticos de bactérias, vírus, para a resistência de agrotóxicos, e que podem ser ainda estéreis sem a possibilidade de replantio. São produzidas e patenteadas por empresas do setor.

Por Bianca Zanella

http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2010/08/10/entidades-intensificam-jornada-a-favor-do-milho-crioulo-e-varietal/