Diário Popular, 20/08/2010

Sementes, pães, biscoitos, artesanato e muita informação sobre o milho crioulo e varietal vão estar à disposição da comunidade no próximo sábado (21). Agrônomos, técnicos e agricultores familiares, representantes das entidades integrantes da jornada pelo cereal típico da região, vão fazer uma grande exposição de derivados de milho, no calçadão da Sete de Setembro, a partir das 9h.

Entre distribuição de sementes, receitas culinárias, exposições de fotos e degustações de iguarias à base de milho, profissionais do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e integrantes de cooperativas ecológicas vão orientar a população sobre as ações de preservação das culturas de milho crioulo e das variedades encontradas na zona sul.

Outro objetivo é o de alertar para os perigos da disseminação das sementes de milho transgênicas que estão inclusas no programa estadual de financiamento Troca-troca, as implicações na cadeia produtiva e reações na saúde alimentar. Os que forem contrários à cultura do milho transgênico na agricultura familiar poderão colaborar preenchendo um abaixo-assinado.

“Será mais uma grande mobilização da nossa jornada que tem como foco mostrar a qualidade do milho crioulo e suas variedades, além de trazer à tona as discussões sobre a inserção das sementes modificadas nas iniciativas públicas e que estão prestes a chegar às lavouras da agricultura familiar da nossa região”, comentou o agrônomo do Capa, Roni Bonow, sensibilizando à participação de todos.

Apóiam e integram as atividades o Capa, Embrapa, Cooperativa Sul Ecológica, Sintraf-Sul, Grupo de Agroecologia da UFPel, Unaic, Arpasul, Gabinete da Vereadora Miriam Marroni, Crehnor e Alpag.
::
http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=12&noticia=25686