Uma corte federal de São Francisco, nos EUA, revogou em 13 de agosto a aprovação da beterraba açucareira transgênica Roundup Ready, tolerante à aplicação do herbicida glifosato, alegando que o Departamento de Agricultura do governo não avaliou adequadamente as consequências ambientais do cultivo antes de autorizar o plantio comercial.

A beterraba açucareira transgênica ocupa 95% da área plantada com a cultura e ficará proibida até que o Departamento de Agricultura elabore o relatório de impacto ambiental e autorize a variedade novamente — processo que pode levar dois anos. O juiz autorizou, entretanto, que a beterraba transgênica que já está plantada seja colhida e transformada em açúcar.

A beterraba açucareira fornece metade do açúcar consumido nos EUA, o resto vem da cana.

A decisão judicial se refere a ação impetrada pela ONG Center for Food Safety, a mesma que conseguiu, há alguns meses, a proibição judicial da alfafa transgênica em um caso similar.

É possível que o Departamento de Agricultura recorra da decisão sobre a beterraba.

Segundo o diretor executivo do Center for Food Safety, a decisão representa mais um sinal de que o Departamento de Agricultura não tem feito o seu trabalho. Isto é “regulamentação via litígio”, disse ele.

Extraído de: New York Times, 13/08/2010.