“Há uma pressão muito forte sobre o Ministério do Meio Ambiente (Minam) para que o país permita o plantio de transgênicos”, alertou o titular da pasta Antonio Brack.

Segundo o ministro, a discussão com o Ministério da Agricultura está travada. Ele insiste no projeto de lei que tramita no Congresso, que declara moratória aos transgênicos.

Brack lembrou que a legislação peruana sobre biossegurança foi elaborada antes da criação de seu ministério e que por isso é urgente que se adeque a regulamentação da atividade. “Não somos contra os transgênicos, somos sim a favor de regulamentar nossos recursos genéticos”, destacou.

O ministro Brack reafirmou sua posição de privilegiar a proteção e o desenvolvimento dos recursos genéticos do país antes de se promover o uso de organismos geneticamente modificados. O ministro informou que atualmente 55 mil agricultores contam com certificação internacional orgânica.

“O consumo de produtos orgânicos está crescendo de forma acelerada no mundo todo e esse é o nosso futuro”. Em nota, comentou que cerca da metade das agroexportações do Peru são de produtos naturais.

Peru21.pe, 02/11/2010.

http://peru21.pe/noticia/662897/brack-advierte-presiones-transgenicos