No dia 29 de novembro de 2010, às 9h30, o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes Pereira, recebe do presidente da Monsanto do Brasil, André Dias, os valores destinados ao Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto. Criado na safra 2005/2006, o Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto já recebeu mais de R$ 20 milhões.

Os recursos financeiros são oriundos do compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual, a título de royalties, sobre a comercialização de variedades de soja da Embrapa com a tecnologia Roundup Ready® na safra 2009/2010. O evento acontece na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antonio de Goiás (GO).

Os valores serão aplicados em projetos da Embrapa, escolhidos por meio do comitê gestor do Fundo de Pesquisa que a Monsanto mantém em parceria com a entidade. Entre os projetos apoiados estão estudos ligados a culturas populares no Brasil, como feijão (obtenção de resistência ao Mofo Branco via engenharia genética), arroz (transformação por genes relacionados à tolerância à seca e aumento do potencial produtivo) e cana-de-açúcar (prospecção de genes para melhoramento genético visando tolerância à seca).

Fonte: CDI Comunicação Corporativa, em Agrosoft, 25/11/2010.

N.E.: Muito mais ganharia o Brasil se, ao invés de se pautar pelas demandas da indústria, a Embrapa investisse seus recursos humanos em pesquisa voltada à promoção da agricultura ecológica, sobretudo com foco na agricultura familiar, que é aquela que garante mais de 70% da alimentação dos brasileiros.