<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff }

Vários veículos da grande imprensa divulgaram na última semana a notícia de que “a Academia de Ciências do Vaticano reafirmou a segurança dos transgênicos”.

Poucos dias depois, o Vaticano publicou um desmentido:

VATICANO, 02 Dez. 10 / 01:06 pm (ACI).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que a Declaração Final da Semana de Estudo sobre “Planta transgênicas para a Segurança Alimentar no Contexto do Desenvolvimento”, patrocinado pela Pontifícia Academia das Ciências, não pode ser considerada como uma posição oficial do Vaticano sobre este tema.

O sacerdote deu estas declarações ante as informações dos meios de imprensa, que afirmaram que com dito documento a Santa Sé dava seu apoio aos mantimentos transgênicos.

“A Semana de estudo em questão teve lugar na Sede da Pontifícia Academia das Ciências entre os dias 15 e 19 de maio de 2009 e contou com a participação de 40 peritos, 7 dos quais eram acadêmicos pontifícios (de um total de 80), entre os quais estava o então presidente Nicola Cabibbo. Os outros participantes eram peritos externos”, explicou.

Logo, indicou, “a declaração final, agora publicada no volume das atas da semana de estudo pela casa editora Elsevier, foi assinada pelos participantes, e portanto tem o valor de sua autoridade científica”.

“Entretanto, a declaração não deve ser considerada como declaração oficial da Academia Pontifícia das Ciências, que tem 80 membros, já que a Academia, como tal, não foi consultada a respeito, nem está em projeto tal consulta”, expressou.

“Por isso — afirmou o Pe. Lombardi –, essa declaração não pode ser considerada como uma posição oficial da Santa Sé ou do magistério da Igreja sobre o tema”.

Fonte: ACI Digital (Agência Católica de Informações), 02/12/2010.