FOLHA DE SÃO PAULO, 25/01/2011

O crescimento das vendas de produtos orgânicos no mercado interno ultrapassou o das exportações em 2010.

O diretor-executivo do projeto Organics Brasil, Ming Liu, estima um aumento de 30% das vendas externas do setor em relação a 2009.

Só as 72 empresas associadas ao projeto, que representam pelo menos 60% do setor, exportaram US$ 108 milhões no ano passado.

Já para as vendas domésticas, Liu estima um aumento de 40%, com base em dados de redes varejistas. Segundo ele, as vendas de alimentos orgânicos já se aproximam de R$ 350 milhões no país.

A adesão de supermercados aos alimentos sem agrotóxicos, hormônios ou antibióticos (no caso das carnes), a maior preocupação com a origem e a qualidade dos produtos e o aumento da renda explicam essa expansão.

O fato de o consumidor, que cada vez mais busca produtos que tragam benefícios à sua saúde, não precisar se locomover a uma loja especializada em orgânicos para comprar esse tipo de alimento tem impulsionado as vendas, segundo Liu.

No Pão de Açúcar, as vendas de orgânicos apresentaram crescimento entre 40% e 50% em 2010, segundo dados citados por Liu.

O avanço no grande varejo não anula a expansão de lojas especializadas. A rede de franquias Mundo Verde, por exemplo, faturou R$ 180 milhões em 2010, um aumento de 30%, e para este ano prevê a abertura de 50 lojas.

Segundo Marcos Leite, diretor da Mundo Verde, o aumento da renda está possibilitando a inserção da classe C no consumo de itens ligados ao bem-estar e que não são considerados essenciais.

A rede carioca, que abriu as primeiras lojas paulistas em áreas nobres da capital, como Moema e Itaim Bibi, agora amplia sua presença para bairros como Jabaquara e Ipiranga.