Variedade é tolerante ao herbicida glifosato e estará disponível aos agricultores ainda este ano

por Globo Rural Online, 28/01/2010

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou nesta quinta-feira (27/01) a liberação da variedade transgênica de alfafa tolerante ao herbicida glifosato para plantio e comercialização. A decisão foi tomada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Usda, depois que o estudo de potenciais impactos ambientais e econômicos conduzido pelo departamento concluiu que a planta transgênica é tão segura quanto a convencional.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, afirmou que essa é uma decisão que favorece a coexistência de plantas transgênicas e convencionais. “Os agricultores devem ter a opção de plantar a variedade convencional, transgênica ou orgânica”, disse Vilsack.

A alfafa é usada principalmente como feno para gado e já poderá ser cultivada na próxima primavera. De acordo com o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), agricultores que usam sementes da planta transgênica afirmam que, com elas, seus rendimentos aumentariam, e que isso poderia ajudar a reduzir o preço final para o consumidor.

A alfafa é quarta maior cultura nos Estados Unidos, com um valor aproximado de US$ 9 bilhões e cerca de 20 milhões de hectares plantados.

::

Saiba mais sobre a polêmica e a decisão contraditória da Suprema Corte dos EUA