Canal Rural, 01/02/2011.

Propriedades também foram autuadas e multadas por armazenamento incorreto de embalagens de agrotóxico

A equipe-conjunta do Ibama de Mato Grosso do Sul e Goiás flagrou cultivo de soja transgênica na fiscalização realizada ao longo de toda a semana no entorno do Parque Nacional das Emas. A propriedade, com 276 hectares, fica localizada na zona de amortecimento do parque, no município de Costa Rica, na área sul-matogrossense. O proprietário foi multado em 226 mil reais.

Outras quatro propriedades foram autuadas e multadas por armazenamento incorreto de embalagens de agrotóxico e duas fazendas foram notificadas pelas equipes de fiscalização. Ao todo, foram lavrados cinco autos de infração e duas notificações e as multas totalizaram R$ 261.872,00.

O parque localiza-se ao norte do estado de Mato Grosso do Sul, na divisa com Goiás e Mato Grosso. A maior parte do território do parque fica no estado de Goiás. (…)

O cultivo de variedades transgênicas é proibido numa faixa de 100 metros para o milho, 500 metros para a soja e 800 metros para o algodão no entorno de unidades de conservação integral, como é o caso do Parque Nacional das Emas. Esses limites ficam dentro da zona de amortecimento do parque, que, nesse caso, é de 10 km ao redor da unidade. (…)

::

Comentário: Na verdade, no caso do milho, 100 metros é a distância mńima de isolamento da plantação transgênica para as demais. A zona de amortecimento para isolar o milho GM das unidades de conservação ainda não foi definida pelo Poder Executivo. Sendo assim, vale a regra dos 10 km.