Tempo de mudanças na CTNBio

VALOR ECONÔMICO, 23/02/2011

O Ministério da Ciência e Tecnologia começou a operar mudanças na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Após quase oito anos no cargo, o secretário-executivo do colegiado, Jairon Nascimento, informou ontem ter deixado a função de auxiliar direto do presidente Edílson Paiva.

O secretário de Políticas e Programas do MCT, Carlos Nobre, disse ontem ao Valor que a mudança “faz parte do fim de um ciclo” na comissão responsável pela análise de organismos transgênicos no país.

“Ainda não conseguimos, o ministro e eu, dedicar mais tempo à CTNBio. Mas terei uma conversa na próxima semana para me inteirar do que ocorre na comissão”, disse Nobre, durante audiência pública na Câmara. Titular da CTNBio, Nobre conversará com seu suplente, Aaron Jurkiewicz, sobre os rumos da comissão.

Nos bastidores, afirma-se que o ministro Aloizio Mercadante deverá reformular a linha de atuação do colegiado, considerado próximo do lobby de empresas de biotecnologia. Composta por doutores, a comissão sofre críticas por sua “rapidez” em autorizar liberações comerciais de transgênicos. As empresas também criticam o grupo que pede mais tempo para avaliar as liberações. (MZ)

p.s. Jairon foi condenado pela Justiça por autorizar desmatamentos ilegais quando funcionário do governo do Acre. O processo foi movido pelo MPF do estado,