A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) alertou nesta terça-feira (14), em Plenário, para o risco de se misturarem as lavouras de milho tradicional e milho geneticamente modificado. Para ela, a mistura dos dois tipos de lavouras poderá provocar grandes prejuízos aos produtores rurais.

Sem o devido controle dos cultivos, observou a senadora, o agricultor que tenha optado pela produção tradicional poderá ser obrigado a pagar royalties à empresa responsável pela distribuição de sementes de milho transgênico. Por outro lado, lembrou, o produtor de milho tradicional perderá mercado se for constatado que parte do milho entregue por ele é geneticamente modificado.

– Não estou discutindo se um tipo de milho é melhor ou pior do que o outro, mas o mercado que exige milho tradicional precisa receber o milho tradicional – disse Serys, autora de requerimento aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para a realização de audiência pública sobre o tema.

A audiência pública que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado pretende realizar visando discutir as dificuldades na identificação de milho convencional e de milho transgênico ficará para o segundo semestre. A data definitiva deverá ser estabelecida na volta do recesso da Casa, em 3 de agosto. As informações são da assessoria de imprensa da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que solicitou hoje a participação de ministros no debate e teve seu requerimento aprovado.

Serão convidados para a audiência os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, além do presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Walter Colli, entre outros.

Há possibilidade de o debate ocorrer em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Ainda deverá ser votado pela Comissão de Meio Ambiente requerimento da Senadora Marina Silva (PT-AC) que solicita audiência pública para debater a segregação de produtos transgênicos ao longo da cadeia produtiva e a denúncia do jornal Folha de S. Paulo – edição do último dia 10 de maio – de que o Brasil está perdendo o controle dos transgênicos.

A senadora sugeriu que fossem convidados o secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini; um representante do Ministério da Agricultura; um representante da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA); o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Transgênicos, Ricardo Tatesuzi de Sousa; e um representante do Idec.

Com informações da Agência Estado, 14/07 e da Agência Senado, 14 e 15/07/2009.