VALOR ECONÔMICO, 10/06/2011

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendou ontem que fazendeiros, governos e agências reguladoras tomem medidas preventivas para melhorar o controle da água. Segundo o órgão, a mudança climática trará temperaturas mais elevadas e secas mais frequentes, reduzindo a disponibilidade de água especialmente nas regiões mais secas. Em relatório, a FAO recomendou, entre outros pontos, o plantio antecipado ou posterior ao habitual e a adoção de práticas de conservação da umidade do solo.

::

O ESTADO DE SÃO PAULO, 10/06/2011

O estudo Mudanças Climáticas, Água e Segurança Alimentar, divulgado ontem em Roma, indica que haverá uma aceleração do ciclo hidrológico do planeta, pois a alta nas temperaturas aumentará a taxa de evaporação da água tanto na terra como no mar.

As chuvas, segundo o estudo, aumentarão nos trópicos e nas latitudes mais altas, mas serão reduzidas nas regiões que possuem características secas ou semiáridas. Também está previsto um aumento na frequência das grandes secas e inundações.

O aumento na frequência das secas, segundo a FAO, levaria a um maior uso da água subterrânea para irrigação. A perda de geleiras também pode levar a uma redução nas águas superficiais, hoje utilizadas pelos agricultores. O estudo defende como “prioridade” que os países em desenvolvimento recebam ajuda dos países ricos para fazer uma boa gestão de suas águas.