GAZETA DE PALMEIRA, 04/08/2011

A abertura do escritório da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA) em Palmeira, na última quarta-feira (3), acontece em um momento em que a agricultura familiar enfrenta uma crise que deve ser vista como oportunidade, segundo ressaltou o diretor executivo da entidade, o engenheiro agrônomo Paulo Petersen. Com atuação desde 1993, abrangendo mais de 20 municípios do Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, a AS-PTA também mantém atividades nos estados do Rio de Janeiro e da Paraíba, voltadas à agricultura familiar.

O escritório em Palmeira vai centralizar as ações conjuntas com outras organizações do setor, incluindo sindicatos de trabalhadores rurais e a Emater, que têm objetivos semelhantes, como encontrar alternativas para a cultura do fumo, principal atividade da agricultura familiar na região. Desde que iniciou sua atuação na região, a entidade mantinha seu escritório na cidade de Porto União (SC).

A mudança do local do escritório e também de direção das ações da AS-PTA, de acordo com Luís Cláudio Bona, técnico da entidade, foi motivada pelas parcerias fortalecidas com os sindicatos de trabalhadores rurais de Palmeira e de São João do Triunfo. Ele explica que um dos focos das ações é a juventude rural, visando buscar inovações e não a repetição de antigas receitas.