Consumidor poderá encontrar produtos frescos vendidos por 48 agricultores da região

Piabetá, 27/07/2012

Pela primeira vez Magé receberá a Feira da Agricultura Familiar, onde serão oferecidos produtos frescos produzidos no município. O projeto será inaugurado neste sábado, 28 de Julho, na Rua São Fidélis, localizada no centro de Piabetá (6° distrito de Magé). O horário de funcionamento da feira será das 7h às 15h e acontecerá todos os sábados.

Na Feira da Agricultura Familiar o consumidor encontrará frutas, legumes, verduras, plantas ornamentais, mudas, artesanato, produtos da agroindústria familiar, alimentos prontos para serem consumidos, caldo de cana e o atendimento será feito pelos próprios agricultores, responsáveis pela produção.

A Feira da Agricultura Familiar é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, EMATER-Magé e da Organização Não-Governamental AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa), atendendo a uma solicitação apresentada pelas cooperativas e associações de produtores rurais de Magé. O projeto conta ainda com o apoio do Banco do Brasil, Petrobrás, Ministério do Desenvolvimento Social e dos governos Federal e Estadual.

Segundo o secretário de agricultura, Aloísio Sturm, “esta é uma boa oportunidade para o consumidor encontrar produtos frescos e saudáveis a um preço justo e de conhecer aqueles que são responsáveis pelo cultivo destes produtos em nosso município” explicou.

A agricultura é ponto forte de Magé

Magé possui um distrito exclusivamente agrícola que abrange 75,9 Km², de um total de 386,80 km² que compõe todo o município, e é o maior produtor de tubérculos no estado. Os tubérculos são vegetais que geram os frutos abaixo da superfície, como batata, aipim e inhame. Cerca de 900 produtores são responsáveis pelo cultivo de alimentos distribuídos em mais 1,1 milhão de caixas a cada ano.

Com volume expressivo que atinge a marca de 20 milhões de quilos produzidos em 160 Km² de área rural explorada no município, o que corresponde à fatia de um pouco mais que 40% do território total, Magé apresenta expressivo potencial econômico na agricultura.