EXTRA, 21/08/2012.

RIO – O candidato à Prefeitura do Rio, Marcelo Freixo (PSOL) visitou nesta terça-feira as feiras orgânicas de Laranjeiras e do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Após conversar com comerciantes, Freixo defendeu incentivo à agricultura familiar e prometeu isenção de IPTU nas áreas de tradição agrícola do Rio, como Santa Cruz, na Zona Oeste. Ele propôs a introdução de alimentos orgânicos à merenda escolar municipal e ainda aproveitou o tema para atacar o candidato à reeleição e prefeito Eduardo Paes (PMDB).

O Rio de Janeiro propôs isenções fiscais para instalar a indústria da CSA, em Santa Cruz. Se fizesse isso para estimular a tradição pesqueira, artesanal e agrícola da região geraria muito mais empregos. E, como se não bastasse, a prefeitura está cobrando IPTU de área agrícola. Não vamos fazer isso porque não tem sentido — disparou Freixo. — Propomos um diálogo com os municípios vizinhos para que a produção de orgânicos abasteça a rede municipal de educação e ainda sirva como forma de trabalhar a educação alimentar nas escolas. Esta é uma política que a prefeitura pode adotar para profissionalizar e organizar a agricultura familiar.

O candidato também disse que, caso seja eleito, a prefeitura irá disponibilizar um entreposto agrícola, num terreno municipal, para facilitar a armazenagem e a distribuição de alimentos orgânicos mais baratos.

— Hoje, só existem nove feiras de produtos orgânicos na cidade. Todas no eixo Tijuca a Zona Sul. Praticamente não tem feiras orgânicas entre a Zona Norte e a Zona Oeste. Isto porque faltam incentivos do poder público — afirmou Freixo.

O candidato também assinou uma carta compromisso em que se compromete, caso seja eleito, a proibir o uso de agrotóxicos como Endossulfan e Cihexatina — que são banidos de mais de 20 países por causarem prejuízos ao meio ambiente e à saúde — em território municipal.