Correio do Povo, 05/09/2012

A Monsanto irá destruir 600 mil sacas de sementes da soja transgênica Intacta RR2 Pro desenvolvidas nas estações de beneficiamento da multinacional no Brasil. A produção seria comercializada entre agosto e setembro deste ano, mas será eliminada porque a variedade não recebeu aval da China, principal importador da commodity.

Em comunicado, a multinacional destacou que “segue fiel ao seu compromisso voluntário de não lançar comercialmente novas tecnologias até a liberação para importação nos principais destinos da soja brasileira”. Mas lamenta o fato, principalmente por “estarmos em um ano de forte demanda por soja em função de inúmeros fatores, como o aumento do consumo mundial e a quebra da safra em razão da seca em regiões como EUA, Argentina e o Sul do Brasil”. A Intacta RR2 Pro foi aprovada pela CTNBio em agosto de 2010.

A multinacional seguirá com os testes da variedade em solo brasileiro. A assessoria da Monsanto informou que a empresa oferece sementes a produtores para avaliação sob as mesmas condições de segurança e monitoramento que regeram os testes em 500 propriedades na safra passada. A Aprosoja/MT aconselha produtores a não plantarem a nova variedade antes da aprovação da China. Já a Aprosoja/RS estuda interpelação judicial para impedir que a multinacional distribua as sementes.