http://estanislauschumann.blogspot.com.br/2012/09/semente-crioulacuidarmultiplicar-e.html, 18/09/2012

Os alunos do EMIEP (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional) Técnico em Agronegócio,em parceria com a ONG ASPTA da filial de Palmeira-Pr , estão distribuindo gratuitamente aos pequenos agricultores do nosso município 100 sacas de sementes de milho das variedades Caiano, Azteca,Fortuna,Nutricional,Composto eTostão,todas crioulas.

A importância de cultivar esse tipo de semente deve-se ao fato de que elas sempre estiveram presentes com nossos pequenos agricultores,sendo cultivadas ano após ano por essas famílias, portanto já estão adaptadas às nossas condições de clima e solo, e tudo isso sem precisar dos venenos e nem dos adubos químicos.

Todas estas sementes produzidas e acompanhadas no seu desenvolvimento com a assessoria da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia estão sendo distribuídas gratuitamente para as famílias agricultoras das regiões Centro Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense,que fazem parte do grupo de discussão sobre agroecologia Coletivo Triunfo. Cada família tem o direito de receber um pacote de 20 kg de sementes da variedade que ela desejar, tendo como compromisso de multiplicar, para que desta forma possa ter sua própria semente para novos plantios.

Esta iniciativa já vem acontecendo desde o ano passado junto com as famílias da região e este ano foram comercializadas, 67 toneladas de sementes crioulas de milho de 16 variedades, beneficiando 55 famílias como uma forma de alternativa de geração de renda de 7 municípios da nossa região através de projetos elaborados pelas cooperativas de agricultores familiares dos municípios de Palmeira e São Mateus do Sul.

Agricultores preparam as sementes crioulas de milho para a distribuição através do PAA, projeto da compra de sementes para doação simultânea via Conab. Está sendo feito um estudo de viabilidade, para que nos próximos anos as famílias de pequenos agricultores de Bela Vista do Toldo também sejam beneficiados com a produção de sementes,sendo mais uma alternativa de renda em suas propriedades.

A E.E.B. Estanislau Schumann, através dos alunos e professores do EMIEP sentem-se orgulhosos em fazer parte de um projeto s com tão grande nível e dar viabilidade à agricultura familiar, presente em nosso município e necessária para a fixação do homem no campo.