Diário de Cuiabá, 22/03/2013 [via Agrolink]

Produtores da região de Campo Verde (139 quilômetros ao sul de Cuiabá) estão preocupados com a incidência de lagartas nas lavouras de milho Bt (Bacillus thuringiensis). O milho Bt é uma designação genérica para os materiais geneticamente modificados que são tóxicos para algumas espécies de lagartas e outros insetos. Os agricultores procuraram a comissão de Gestão da Produção da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), que organizou uma visita técnica a algumas lavouras no último dia 14, acompanhada do pesquisador e doutor da Embrapa Agrossilvipastoril, Rafael Pitta.

Pitta coletou amostras de lagartas para ensaios de resistência. Assim, ele poderá quantificar a taxa de sobrevivência destes indivíduos. No local, o pesquisador observou a presença da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e não da lagarta-da-espiga de milho (Helicoverpa zea), como os produtores rurais do município suspeitavam.

Segundo Pitta, as lagartas estão em diferentes níveis de infestações em cultivares de milho com tecnologias Cry1F e/ou Cry1Ab. “No entanto, ainda é cedo para afirmar tecnicamente que está ocorrendo quebra de resistência da tecnologia Bt, pois materiais de milho que expressam apenas uma proteína inseticida, como nas áreas visitadas, podem sofrer ataques de lagartas em situações de alta pressão populacional”, explicou.