A matéria abaixo aponta os donos da verdade, questioná-la é heresia, como se lê já no título.

Agrolink, 13/08/13

MDA contraria especialistas e diz que Helicoverpa armigera é culpa dos transgênicos

por Leonardo Gottems

Na contramão das avaliações de cientistas e especialistas em biotecnologia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário está colocando parte da culpa pelo surgimento da Helicoverpa armigera nos transgênicos. A afirmação é feita no próprio site do MDA: “devido a práticas inadequadas de cultivo, associadas à utilização excessiva de agrotóxicos e plantas transgênicas Bt, cresceu a incidência da lagarta do tipo Helicoverpa armigera”.

Corrobora essa avaliação o coordenador-geral de Gestão de Riscos e Seguro Rural da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), José Carlos Zukowski. “Nos locais onde avança a grande monocultura e o uso intensivo de agrotóxico, não há condições adequadas para desenvolver os predadores que combatem essa lagarta, o que seria uma forma de controle biológico natural. Onde há intercalação de culturas diferentes, lavouras não transgênicas sem a toxina Bt e áreas de vegetação nativa, acaba havendo espaço para o predador se desenvolver, o que é importante para combater a praga”, sustenta.

De acordo com o site do Ministério, Zukowski orienta os agricultores familiares a estar “atentos, principalmente aqueles que têm lavouras perto de grandes monoculturas, com uso de agrotóxicos e transgênicos”.

Posição similar tem Everton Ferreira, coordenador-geral de Fomento do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA. “Se o problema surge com certa intensidade, então é necessário o uso do veneno. Mas é necessária uma análise. Depende da intensidade e da proximidade a essas áreas com grandes monoculturas”, alerta.

Tanto especialistas do governo como privados vêm afirmando que a lagarta Helicoverpa armigera não apareceu nas lavouras brasileiras em função da resistência aos transgênicos. A conclusão consta, por exemplo, em trabalho da Embrapa Soja (Londrina-PR) e Cerrados conduzida pelos pesquisadores Silvana Paula-Moraes, Alexandre Specht e Daniel Sosa-Gomez.

Também a diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) [ONG financiada por Monsanto e cia.], Adriana Brondani, é taxativa: “A Helicoverpa armigera é uma espécie que nem existia no Brasil, então não tem nenhuma relação com a transgenia, nem qualquer outro modo de produção”.[Então por que veio parar aqui justamente nas áreas de cultivo extensivo de transgênicos?]