Presidente da Comissão de Constituição e Justiça recebe de deputados e representantes de organizações abaixo assinado contra a liberação de sementes estéreis- foto: Juarez Martins

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça recebe de deputados e representantes de organizações sociais abaixo assinado contra a liberação de sementes estéreis | foto: Juarez Martins

Nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação os brasileiros tiveram uma grande conquista, com a retirada de pauta do projeto de lei que autorizava a produção e comercialização de sementes transgênicas suicidas (PL 268/2007). Na avaliação dos parlamentares envolvidos na discussão, esta é uma vitória da agricultura familiar e da soberania alimentar e nutricional do Brasil.

Com forte articulação política dos movimentos sociais do campo e os Deputados da bancada do PT na Comissão, liderados pelos Deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Nazareno Fonteles (PT-PI), Bohn Gass (PT-RS) e Luiz Couto (PT-PB), o PL nem sequer foi votado. Os malefícios desta proposta forma denunciados pelos deputados, que conseguiram o cancelamento da sessão de votações.

Em um ato histórico, foi entregue ao Presidente da Comissão, um abaixo assinado com mais de 15 mil assinaturas pedindo a retirada de pauta do PL, coletadas pelas organizações da sociedade brasileira em apenas 3 dias, o que demonstra a rejeição categórica pelo banimento de tecnologias como esta, no nosso país.

O Deputado Federal Decio Lima, se comprometeu que não tornará a colocar este PL em votação, enquanto for Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.