ufscgenok

De 04 a 09 novembro de 2013 será realizado no Hotel Oceania, localizado em Ingleses, Florianópolis, o segundo Curso Regional de Biossegurança denominado de “Fundamentos holísticos para a Avaliação e Regulação da engenharia genética e Organismos Geneticamente Modificados”. A solenidade de abertura do Curso deverá ocorrer às 09:00h do dia 04, segunda-feira.

Este curso é planejado para fornecer aos tomadores de decisões políticas, funcionários de agencias regulatórias, cientistas e ONGs/líderes da sociedade civil, especialmente dos países em desenvolvimento, com o conhecimento equilibrado e crítico, bem como a formação em questões cruciais da Engenharia Gnética e dos OGMs.

Através de palestras, demonstrações de laboratório, trabalho de grupo para análise de dossier sobre estas nova tecnologia, estudos de caso e discussões, vamos oferecer capacitação de biossegurança de OGMs (ou transgêncos) no âmbito de uma visão holística.

Os tópicos a serem abordados no curso incluem: visão holística da genética, genes, expressão e regulação gênica; diversas áreas de aplicação da engenharia genética; impactos potenciais dos OGMs sobre o ambiente e na saúde humana, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança; aspectos econômicos e legais dos OGMs; questões sócio-culturais e éticas relacionadas aos OGMs; sistemas regulatórios e de rotulagem de OGMs;  avaliação de risco de OGMs e revisão de avaliação de riscos; aulas práticas laboratoriais de proteínas e detecção de OGM baseada em proteinas e análise de DNA (programa em anexo).

Cinquenta e três participantes foram selecionados de países da América Latina: Brasil, Bolivia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Venezuela e Uruguai.

Os 20 professores dos diferentes tópicos do Curso tem especialziadas em distintas áreas e pertencem a 11 diferentes instituições localizadas na Argentina, Australia, Brasil, Chile, França, Malásia, Mexico e Noruega.

O apoio financeiro deste Curso foi proporcionado pela Agência de Desenvolviemnto da Noruega (NORAD) e o apoio Técnico está sendo feito pelo Genok, que é um institudo de biossegurança, vinculado a Universidade Tromso, na Noruega.

A Universidade Federal de Santa Catarina é a organziadora do Curso, por meio de um grupo de pesquisa formado pro 5 docentes e 8 alunos de pós-graduação e dois alunos do Curso de Agronomia. Além disso, as aulas práticas do Curso serão realizadas no Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal da UFSC.

::

Maiores informações com Rubens Onofre Nodari (48-37215332 ou 48-99802042, rubens.nodari@ufsc.br) ou Sarah Zanon Agapito Tenfen (48-37215329 ou 48-88237793, sarahagro@gmail.com).