Exame (via Reuters) , 15/03/2014

Paris – O Ministério da Agricultura francês proibiu neste sábado a venda, uso e cultivo de milho MON 810 geneticamente modificado da Monsanto, a única variedade atualmente autorizada na União Europeia.

O governo francês, que mantém que as culturas geneticamente modificadas apresentam riscos ambientais, vem tentando colocar uma nova proibição ao milho após seu mais alto tribunal ter derrubado medidas semelhantes duas vezes anteriormente.

A decisão está programada para evitar qualquer semeadura de milho transgênico por parte dos agricultores antes de um projeto de lei que será debatido em 10 de abril e é destinado a proibir o plantio organismos geneticamente modificados.

Diferenças de longa data entre os países da UE ressurgiram em fevereiro, quando eles não conseguiram chegar a um acordo sobre se devem ou não aprovar uma outra variedade de milho geneticamente modificado, o Pioneer 1507, desenvolvido pela DuPont e Dow Chemical, deixando o caminho aberto para a Comissão da UE liberá-lo para o cultivo.

A França tenta ganhar apoio para reformar as regras da UE.