Apoiar a estruturação de empreendimentos coletivos, para qualificar e promover a comercialização da produção extrativista no bioma Amazônia. Para isso, a Fundação Banco do Brasil (FBB) lançou o edital de seleção pública nº 2014/020 do programa Ecoforte. A iniciativa compõe o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, o Brasil Agroecológico.

Lançado na última sexta-feira (19), o edital tem valor total de R$ 6 milhões com recursos da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele será destinado aos projetos das entidades selecionadas, sendo R$ 450 mil o valor máximo a ser recebido por projeto. O prazo para envio de propostas segue até o dia 18 de novembro.

“O edital consolida um apoio aos agricultores, permitindo ao conjunto dos extrativistas beneficiários ter produtos de mais qualidade e continuar preservando, convivendo harmoniosamente com o Bioma Amazônico, o que está previsto no Brasil Agroecológico”, explica o secretário substituto da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva.

As propostas devem ter as ações a serem executadas pela entidade e plano de trabalho que levem ao fortalecimento da comercialização e/ou beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade por empreendimentos de caráter coletivo em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável.

Programa Ecoforte – O Programa Ecoforte tem como metas fortalecer e ampliar as redes, cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas de agroecologia, extrativismo e produção orgânica.

A ação, que integra o Brasil Agroecológico, resulta do acordo de cooperação técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), FBB, Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Embrapa.

Serviço – Seleção Pública de Projetos de Estruturação de Empreendimentos Econômicos Coletivos em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável no Bioma Amazônia

Prazo – Os documentos podem ser enviados à Fundação Banco do Brasil (FBB) até dia 18 de novembro de 2014.

Mais informações na página da FBB.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário