<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } A multinacional alemã Bayer foi condenada por um tribunal dos EUA a pagar US$ 1,5 milhão em indenização a três agricultores por perdas provocadas pela contaminação por arroz transgênico da empresa. O julgamento foi o segundo relacionado à contaminação ocorrida em 2006 há ainda 500 casos similares pendentes.

O decisão seguiu a mesma linha de argumentação do primeiro caso julgado, em dezembro último, em que a Bayer foi condenada a pagar US$ 2 milhões. Estas duas foram as primeiras de cinco decisões agendados pelo tribunal e que são consideradas “guias” para os outros casos que ainda aguardam julgamento.

O arroz transgênico Liberty Link, tolerante a herbicida, que não foi até hoje aprovado para cultivo comercial em nenhum país, foi encontrado em agosto de 2006 na cadeia alimentar dos EUA. Como resultado, Japão e União Europeia restringiram as importações de arroz estadunidense, ocasionando queda nos preços e nas exportações e extensivas perdas aos rizicultores do país.

Fontes:

Reuters, 05/02/2010.

GMWatch, 06/02/2010.