ABRASCO, 17/04/2015

Depois de causar grande impacto em 2012, o Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos ganha nova edição – o lançamento será dia 28 de abril, terça-feira às 18h00, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O lançamento celebra duas importantes datas para o Movimento: Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril e que neste ano trouxe a segurança alimentar como tema e os quatro anos de existência da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A publicação, com mais de 600 páginas, colorida e ilustrada, reúne as três partes revisadas do Dossiê Abrasco lançadas ao longo de 2012, além de uma quarta parte inédita intitulada “A crise do paradigma do agronegócio e as lutas pela agroecologia”. O livro é uma co-edição da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e da editora Expressão Popular.

Este capítulo inédito, concluído em outubro de 2014, foi dedicado à atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio. A leitura desse cenário mais recente revela que a situação do país em relação aos agrotóxicos está ainda mais grave e que a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrícolas cresce ano após ano, está em curso um processo de desregulamentação do uso de agrotóxicos no país.

Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde. Não há dúvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

A sociedade brasileira resiste ao uso de agrotóxicos, tem se organizado e avança na conquista de políticas públicas importantes, como a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Sobre a agroecologia – que o livro trata com dedicação especial nesta quarta parte, temos a possibilidade concreta de implementar o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA).

Para o lançamento do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde já confirmaram presença:

– Luis Eugenio Souza, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
– Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
– Pedro Luiz Serafim da Silva, Procurador Regional do Trabalho (MPT-MT) e Coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos;
– Paulo Petersen, da Articulação Nacional de Agroecologia;
– Representantes do Instituto Nacional de Câncer José Gomes da Silva (Inca) e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Além de outras organizações da sociedade civil e de agricultores para compartilharem suas experiências de vida. Estas instituições consideram a divulgação destas informações como passo importante na mobilização da sociedade frente à grave situação em que o país se encontra, de vulnerabilidade relacionada ao uso massivo de agrotóxicos.

Serviço:
Lançamento do livro Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde
Dia 28 de abril, terça-feira, às 18h
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rua São Francisco Xavier, 524. Maracanã, Rio de Janeiro)
Mais informações: através do e-mail comunica@abrasco.org.br