Consea, 14/07/2015 (editado)

Foi lançada nesta terça-feira (14/07), às 10 horas, no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica.

A frente é suprapartidária e recebeu a adesão de mais de 200 congressistas, entre deputados e senadores. O presidente será o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).

“A Frente Parlamentar foi criada para elaborar e integrar ações que promovam e fortaleçam a produção rural baseada na agroecologia”, diz o boletim do deputado Leonardo Monteiro.

A frente também atuará para estimular princípios como a segurança alimentar e nutricional, a manutenção da sociobiodiversidade, a solidariedade, a cooperação, o respeito à natureza, a cidadania e a melhoria da renda dos agricultores da agroecologia e produção orgânica.

Prioridades

Durante o I Seminário Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica foram definidas sete metas que são consideradas prioritárias pela Frente Parlamentar, entre elas, reafirmar a importância do cumprimento da função social da terra e dos recursos hídricos; defender a liberdade de produzir alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos; e reproduzir, conservar e estimular todas as formas de diversidades de sementes e mudas.

Fonte: com informações da Câmara dos Deputados e MDA