A empresa Milenia Agrociências S/A, filial do grupo israelense Makhteshim Agan, terá que pagar multa de R$ 2,375 milhões. A sanção, aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 10/03, é resultado de fiscalização que encontrou 2,5 milhões de litros de agrotóxicos adulterados nas fábricas da empresa, em Londrina (PR) e Taquari (RS), no ano passado.

Na ocasião, a Agência constatou que os agrotóxicos Herbimix, Pyrinex, Posmil, Trop e Podos sofreram alteração na fórmula, sem autorização. Durante o processo administrativo, a empresa admitiu que os produtos sofreram alterações não autorizadas.

O caso mais grave foi o do agrotóxico Podos, produto à base de flumetralina utilizado na cultura de fumo. Como a perícia detectou que esse produto era comercializado com formulação mais tóxica do que a autorizada, a Anvisa aplicou a multa máxima de R$ 1,5 milhão e cancelou o informe de avaliação toxicológica que autorizava o registro do produto.

Com essa ação, o Podos terá o registro cancelado no Ministério da Agricultura e não poderá mais ser comercializado no Brasil. Os outros quatro produtos que apresentaram problemas passaram por adequações nas formulações e voltarão a ser comercializados.

Fonte:

Anvisa, 12/03/2010.