<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff }
O Instituto Agropecuário da Colômbia (ICA, na sigla em espanhol) impôs à Companhia Agrícola Colombiana (Coacol), representante da Monsanto no país, uma multa equivalente a cerca de US$ 270 mil pelo fato de a semente transgênica de algodão ter provocado perdas aos agricultores na safra 2008/2009.

A decisão levou em conta a reclamação apresentada ao ICA pela Confederação Colombiana de Algodão (Conalgodón), alegando que a publicidade da empresa sobre a semente, tecnicamente conhecida como DP 164 B2RF, era errônea, enganosa e insuficiente. Segundo Luz Amparo Fonseca, presidente da Conalgodón, a publicidade falava em até 97% de resistência ao ataque da lagarta [do gênero] Spodoptera, o que levou os produtores não tomar medidas de prevenção e controle da praga. “Entretanto, as perdas por esta praga foram imensas, prejudicando 2.400 agricultores que semearam 7 mil hectares”, esclareceu Fonseca.

Devido a estas perdas, os agricultores não descartam ainda processar a Monsanto pelos danos econômicos, seja de forma individual oucoletiva (através de suas cooperativas).

O conflito parecia estar dirimido quando, em maio de 2009, a Monsanto ofereceu o equivalente a US$ 666 mil à Conalgodón para indenizar produtores afetados nos estados de Córdoba e Sucre. Mas como não se chegou a um acordo definitivo até o fechamento contábil de junho de 2009, a empresa desistiu do repasse e a Confederação iniciou a reclamação junto ao ICA.

Agora a Monsanto terá cinco dias úteis para apresentar recurso contra a imposição da multa.

Previamente a este escândalo, a Monsanto já havia tido um conflito com produtores de algodão transgênico em Tolima e Huila, em março de 2009, quando os agricultores denunciaram a venda de sementes de aparência “velha”, cujos índices de germinação não foram aceitáveis (menores que 80%).

Sobre estes dois casos, a Monsanto explicou que os problemas enfrentados pelos agricutores foram decorrentes de “mal uso do insumo” e ao inclemente inverno que castigou as regiões algodoeiras.

Extraído de:

Portafolio, Colombia, 03/18/2010.