Um grupo de agricultores orgânicos do meio oeste dos EUA relatou que os níveis de contaminação do milho orgânico por transgênicos estão cada vez mais altos, o que está ameaçando suas vendas nos mercados de grãos orgânicos.

Um porta-voz do grupo disse que eles estão fazendo mais testes e vendo, cada vez mais, baixos níveis de contaminação por OGMs. O grupo vende milhos branco e amarelo orgânicos destinados à alimentação humana.

Segundo o porta-voz, cerca de um terço dos carregamentos de milho orgânico apresenta resultados positivos para contaminação por OGM em baixos níveis. Ele explica que os agricultores usam sementes não transgênicas e tomam precauções para evitar a contaminação, tais como isolar as áreas, plantar mais tarde que seus vizinhos e limpar equipamentos de colheita e transporte. Mas estas medidas não têm sido suficientes para impedir a invasão dos transgênicos.

“Todos no setor orgânico querem acreditar que nós podemos controlar a propagação involuntária dos transgênicos. Penso que isto tem sido uma falsa presunção. O pólen do milho foi feito para se espalhar da forma mais abrangente que puder”, disse o porta-voz.

E os agricultores estão vendo problemas similares com a soja orgânica. “Temos visto baixos níveis de contaminação por OGM, o que não acontecia antes com a soja orgânica”, acrescenta o porta-voz. Ele diz ainda que há a possibilidade de ocorrer polinização cruzada na soja, embora ela seja uma planta de autofecundação.

Ainda segundo o porta-voz, “Pensar que podemos controlar completamente a genética das sementes e lavouras é ecologicamente ingênuo”.

Já houve pedidos dentro da indústria orgânica para tentar medir os níveis de contaminação por OGM no milho e na soja orgânicos. Isto representa um grande desafio para os agricultores, que estão relutantes em falar sobre os problemas da contaminação por medo de perder seus mercados.

Extraído de:

The Organic & Non-GMO Report, abril de 2010.

N.E.: No Brasil existem diversos relatos de produtores de soja orgânica que tiveram enormes prejuízos pela contaminação com soja transgênica. Muitos chegaram a desistir do negócio orgânico. Após a liberação no Brasil do milho transgênico, os produtores de milho crioulo e orgânico estão temendo sofrer problemas semelhantes — e certamente haverá muitos casos. A liberação do arroz transgênico pretendida pela CTNBio certamente trará problemas ainda maiores, visto que, ao contrário do milho e da soja, o cereal é destinado exclusivamente à alimentação humana.

É uma grande mentira da indústria — repetida pelo governo — a de que os transgênicos podem conviver pacificamente com outros tipos de cultivo. A difusão da agricultura transgênica representa na maioria dos casos a supressão da agricultura orgânica.