Fiscalização em 17 fábricas de São Paulo entre os dias 6 e 9 de abril resultou na apreensão de 30 mil quilos de agrotóxicos com irregularidades. O MAPA não divulgou os nomes das empresas nem dos produtos adulterados. As informações são da Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, 12/4/2010.

Brasília | Operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou na apreensão de 30 mil quilos de agrotóxicos produzidos no estado de São Paulo. Entre os dias 6 e 9 de abril, os fiscais do Mapa auditaram 17 indústrias fabricantes e manipuladoras desses produtos.

“Nas cinco empresas autuadas foram verificadas irregularidades como informações nos rótulos e bulas desatualizadas, produto com prazo de validade vencido e concentração de ingrediente ativo fora do limite permitido”, conta o coordenador de Agrotóxicos e Afins do ministério, Luís Eduardo Rangel.

Em três dias de operação, 92 produtos passaram por vistoria, entre formulados, prontos para serem comercializados e técnicos que são empregados pelas indústrias. A ação, que faz parte das atividades de rotina do Mapa, foi executada por 13 fiscais e um auxiliar operacional da Superintendência Federal de Agricultura no estado. O grupo, dividido em cinco equipes, atuou simultaneamente nas regiões de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Grande São Paulo e Vale do Paraíba. De acordo com Luís Rangel, os produtos apreendidos somente serão liberados quando corrigidas as irregularidades.

O estado de São Paulo concentra aproximadamente 80% de toda a produção brasileira de agrotóxicos. (Leilane Alves)