Em entrevista à revista Caros Amigos de março, o ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende reconhece que Monsanto faz o que bem quer no País e que governo teve que ceder à influência da empresa. Apesar disso, disse que as decisões da CTNBio são feitas com base em ciência. Confira trecho da entrevista:

(…) Marijane Lisboa – Os movimentos sociais consideram que a atuação da CTNBio tem deixado bastante a desejar do ponto de vista científico. Acabou-se de terminar o mandato de presidente do dr. Walter Colli, e eu gostaria de saber como o senhor se coloca diante das coisas que ele disse. Ele propôs que se anulasse uma instrução normativa que estabelece que depois de liberado no mercado um transgênico deve ser monitorado posteriormente. Defende que se a CTNBio já liberou uma vez porque considera que não há riscos, então não há riscos. Qual é a sua posição?

Quero começar dizendo que sou a favor de todos os avanços da ciência que possam ser utilizados em benefício da população desde que, como você disse, o princípio da precaução esteja norteando tudo. Não sou contra os transgênicos, eu sou contra os transgênicos ruins. A ciência trabalha com melhoramento genético há muito tempo, mas um melhoramento genético feito apenas tradicionalmente. Testa-se dez tipos de sementes diferentes, e aquela mais produtiva você pega. A transgenia permite fazer isso cientificamente. A CTNBio é exatamente uma comissão de biossegurança que por meio de análises científicas pode aprovar ou não liberações comerciais, liberações para pesquisas e assim por diante.

José Arbex Jr. – Fazendo uma pequena recapitulação histórica, vamos lembrar como os transgênicos entraram no Brasil, pelo Rio Grande do Sul e Mato Grosso, contrabandeados em uma operação ilegal de grandes proporções feita por uma empresa conhecida que é a Monsanto. Bem, o governo Lula colocou a Monsanto no colo: “Ah! Vocês infringiram a lei brasileira? Vocês contrabandearam soja transgênica? Tudo bem, o governo vai lhes dar um prêmio, o governo vai autorizar que a partir de hoje vocês liberem a plantação de transgênicos”. Quer dizer, é o fim do mundo. Tinham que prender o executivo da Monsanto. Eu queria saber: a lei brasileira diz que todo produto transgênico tem que ter rótulo dizendo “contém transgênico”. Eu nunca vi isso. A Monsanto pode fazer o que ela quer? O governo Lula deixa a Monsanto fazer o que quiser, pode contrabandear, pode ignorar rótulo, pode tudo?

Eu nunca vi no mercado, eu conheço o rótulo, eu sei que no supermercado que eu vou não tem.

Marijane Lisboa – Os da Bunge foram obrigados a ser rotulados pela Justiça, o Greenpeace pegou um carregamento que era de soja transgênica e aí foi para a Justiça e o juiz obrigou a rotular.

Nós já concordamos que o país está sob influência das multinacinais nas telecomunicações. O presidente Lula entendeu que ele não ia poder fazer tudo que ele gostaria de fazer, e por causa disso muitas pessoas que o apoiaram ficaram radicalmente contra, mudaram de partido e assim por diante. Ele percebeu que o país é muito mais complexo. Você não pega um país que tem 500 anos de história de dominação e diz: “Agora eu vou fazer o que quiser”, tendo a elite que nós temos, com tudo que ela representa. Estamos em um governo bastante realista, que está, na minha visão, fazendo um grande avanço para a população com um todo, mas sem fazer bravata com o sistema que nos domina.

(…)