Arquivo

Arquivo de junho, 2009

Governo indiano rejeita alimentos transgênicos

29, junho, 2009 Sem comentários

A proposta de introdução de alimentos transgênicos na Índia foi rejeitada pela Comissão de Planejamento do governo, após já ter sofrido a oposição do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro posicionamento público do mais importante órgão de planejamento do governo. Leia mais…

Categories: governos, transgênicos Tags: ,

Tribunal americano confirma proibição à alfafa transgênica

29, junho, 2009 Sem comentários

Em 24 de junho o Tribunal de Recursos da 9ª. Região dos EUA confirmou sua decisão anterior de proibir em todo o território americano o plantio de alfafa transgênica Roundup Ready, da Monsanto, tolerante a aplicações do herbicida Roundup, da mesma empresa. Segundo a decisão, a autorização para a variedade está condicionada a um completo Relatório de Impacto Ambiental. Segundo o Tribunal, o plantio da alfafa transgênica pode provocar danos irreversíveis a lavouras convencionais ou orgânicas, prejudicar o meio ambiente e causar prejuízo econômico aos agricultores. Leia mais…

Categories: empresas, transgênicos Tags: , ,

Ziraldo

26, junho, 2009 Sem comentários

Ilustração: Ziraldo

Cartilha do Ministério da Agricultura promove alimentos orgânicos e esclarece novas regras para certificação.

Disponível na internet: http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf

Soja transgênica produz 9% menos

26, junho, 2009 9 comentários

A informação vem da Fundação Pró-Sementes, que comparou o desempenho de 40 variedades de soja transgênica e 20 convencionais em 7 municípios gaúchos. O resultado foi que em média as variedades geneticamente modificadas produziram 9% menos que as convencionais, com custo de produção equivalente.

Mesmo assim, o executivo da fundação Rui Rosinha afirmou que a transgenia tem sua maior eficiência na facilidade de manejo. A praticidade é a única das promessas que ainda se sustenta, as demais (um mundo melhor, combate à fome, alimentos saudáveis, menores custos etc.) não resistiram à realidade.

Com informações da Farsul e Correio do Povo | 18/06/2009

Ruralista será relator do PL das sementes estéreis

25, junho, 2009 Sem comentários

Foi definido esta semana o nome do relator do PL 268/2007 na Comissão de Constituição de Justiça. Caberá ao deputado Dilceu Sperafico (PP-PR) relatar o projeto de lei que visa permitir no Brasil o uso de sementes estéreis, ou terminator, não liberadas em nenhum outro país nem para testes a céu aberto. A indicação de um ruralista para a tarefa é claro indicativo de qual será o resultado na CCJ, última etapa antes de o projeto chegar ao plenário da Câmara.

Com informações da Câmara, 24/6/2009.

Saiba mais sobre os impactos desta tecnologia

Categories: transgênicos Tags:

Vendendo o peixe

24, junho, 2009 Sem comentários

Do discurso do Lula em Londrina (23/06):

“Eu, agora, fui jogar peixe na represa Billings e, depois de um teste feito pelo Ministério da Pesca, eu não posso criar peixe lá, sabe por quê? É o único lugar que eu tenho para pescar quando eu não for mais Presidente, é a Represa Billings, lá em São Bernardo do Campo. Ela tem 123 quilômetros quadrados. Agora, só uma pergunta: qual foi o engraçadinho que achou que era dono do País, pegou chumbo – uma empresa de mercúrio, melhor – e poluiu a empresa [represa] toda de mercúrio. A gente não pode comer um peixe melhor, porque o peixe come mercúrio que está no fundo da lama. Olha, com que direito o cidadão, por ser empresário, tem o direito de poluir um bem coletivo de toda uma cidade ou de toda uma região? Não é possível nós aceitarmos isso como se fosse desenvolvimento. Isso é um retrocesso.”

Trocando algumas palavras, o resultado seria:

… qual foi o engraçadinho que achou que era dono do País, pegou milho transgênico e poluiu a plantação do vizinho toda com transgênicos. A gente não pode comer um milho melhor (…). Olha, com que direito o cidadão, por ser empresário, tem o direito de poluir um bem coletivo * a agrobiodiversidade * de toda uma cidade ou de toda uma região? Não é possível nós aceitarmos isso como se fosse desenvolvimento. Isso é um retrocesso.

Entidades cobram suspensão do milho transgênico

23, junho, 2009 Sem comentários

Confira a reportagem do Canal Rural.

Carta Aberta à Ministra Dilma Rouseff, presidente do Conselho Nacional de Biossegurança, foi assinada por 86 organizações de todo o país.

CTNBio aprova pesquisa com soja laranja

22, junho, 2009 2 comentários

Na última quinta (18) a CTNBio deu sinal verde para plantio experimental da soja transgênica resistente ao veneno 2,4-D, ingrediente do agente laranja. Está aí mais uma prova de que os transgênicos vieram para 1) permitir patentes sobre sementes e 2) aumentar o a venda de agrotóxicos. E a turma da CTNBio enche a boca para dizer que está lá “fazendo ciência”. Ciência é outra coisa, e o que eles fazem tem outro nome.

Em tempo: do site da CTNBio: “Dow AgroSciences Industrial Ltda. 01200.004885/2008-98. Liberação planejada no meio ambiente de soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas AAD-12 (RN06 – com informação confidencial) e importação de sementes (01200.004886/2008-32). Data de protocolo: 27/11/2008. Extratos prévios: 1730/2009 e 1701/2009, publicados em 05/02/2009 e 06/01/2009.”

Europa: 11 países pedem direito de dizer não aos transgênicos

22, junho, 2009 Sem comentários

Áustria, Bulgária, Chipre, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Malta, Holanda e Eslovênia demandaram a possibilidade de vetar o uso de sementes geneticamente modificadas em seus territórios, de acordo com carta obtida pela Agência France-Presse na última quinta. Os países pedem que essa possibilidade seja discutida nopróximo dia 25, quando da reunião do conselho de ministros de meio ambiente, em Bruxelas.

Alemanha, França, Grécia, Áustria, Hungria e Luxemburgo já proibiram o milho MON 810 da Monsanto, cultivado aqui no Brasil.

As novas autorizações estão paralisadas na Europa em decorrência da forte rejeição do consumidor europeu, que teme problemas ambientais e de saúde.

A última das três reuniões que o “nosso” conselho de ministros fez por aqui serviu para dar carta branca para a CTNBio liberar transgênicos a torto e a direito (só a torto, na verdade). Que os ministros europeus mostrem que é possível fazer política para além da vontade das multinacionais.

Organizações pedem ao governo veto para o milho transgênico

19, junho, 2009 Sem comentários

FOLHA DE SÃO PAULO, 19 DE JUNHO DE 2009

AGNALDO BRITO

DA REPORTAGEM LOCAL

Oitenta e seis organizações civis protocolaram ontem no Ministério da Casa Civil uma carta aberta para a ministra Dilma Rousseff na qual pedem a suspensão imediata de todas as autorizações para plantio comercial de milho OGM (geneticamente modificado). As entidades pedem ainda a paralisação de todos os processos de licenciamento de variedades de milho transgênico em curso na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Leia mais…

Alerta para boi dormir

16, junho, 2009 1 comentário

Segue uma piada disfarçada de notícia.

Não é só que a distância mínima estabelecida é várias vezes menor do que o raio de polinização do milho. A desmoralização é maior porque ninguém mesmo vai obedecer as normas irrelevantes, e os vizinhos prejudicados pela poluição transgênica, na prática, vão ficar a ver navios. Enquanto isto, os cientistas da CTNBio e as autoridades fiscalizadoras se lavam as mãos como Pilatos e vão para a cama dormir em paz, já que fizeram as regras e “alertaram” os agricultores, como se lê na matéria a seguir.

Enviado por David Hathaway

Leia mais…

O sol e a peneira

15, junho, 2009 Sem comentários

sem-milho-defSegue a disputa judicial entre sindicatos de produtores do Rio Grande do Sul e Monsanto pelo pagamento de royalties da soja transgênica. Os produtores questionam a taxa de 2% sobre o valor bruto da produção que a empresa recolhe daqueles que plantaram sementes próprias de soja Roundup Ready, ou seja, que não compraram as sementes patenteadas “oficiais”.

Incialmente, os sindicatos conseguiram que o valor fosse depositado em juízo, mas recurso da Monsanto garantiu que apenas metade do valor seria bloqueado. Leia mais…

Animais alimentados com (ou sem) transgênicos

8, junho, 2009 1 comentário

ogm_jenveuxpasNa última quinta-feira (04), o Ministério da Agricultura publicou Instrução Normativa (n. 22, de 02 de junho de 2009) detalhando as regras para embalagens, rótulos e propagandas de produtos destinados à alimentação animal. Em relação ao uso de transgênicos nas rações, a norma apenas diz que “os produtos que contenham, sejam derivados ou produzidos a partir de OGMs devem atender aos princípios de rotulagem fixados em normas específicas” (art. 6).

Ou seja, como não podia deixar de ser, vale o decreto de rotulagem. E, sendo assim, o produtor de frangos, ovos, porcos, leite etc. saberá o que está fornecendo a sua criação e deverá rotular os produtos derivados. Leia mais…

Entrevista com Marie-Monique Robin

5, junho, 2009 2 comentários

mmonique-robin

A Monsanto introduziu um gene na soja dando-a resistência ao Roundup, porém o contrato afirma que ela é proprietária de toda a planta. Como pode ela reivindicar direitos de propriedade sobre toda planta se ela introduziu apenas um gene?
Leia mais…

Milho agroecológico responde melhor às mudanças climáticas

3, junho, 2009 Sem comentários

milhocriouloOs sistemas agroecológicos são mais adaptados do que os sistemas convencionais aos efeitos causados pela mudança do clima. Essa conclusão faz parte de estudo de campo da AS-PTA e organizações parceiras na região do Planalto Norte de Santa Catarina. A superioridade dos sistemas agroecológicos também evidencia o anacronismo representado pela continuidade dos incentivos governamentais à modernização da agricultura familiar com base nos padrões tecnológicos da Revolução Verde. Leia mais…

Categories: agroecologia Tags: ,