Agroecologia

Encontro de Guardadores(as) de Sementes e de experiências de chuva de Orós, no Ceará, celebra e preserva a sabedoria popular

Este ano de 2022, o Encontro de Guardadoras e Guardadores de Sementes e de Experiências de Chuva de Orós foi transmitido, ao vivo, pelo Youtube. A ideia é aproveitar a internet como ferramenta para reforçar que, mesmo diante do avanço tecnológico, a sabedoria popular continua sendo celebrada e preservada pelas famílias agricultoras, que mantêm a tradição de guardar e trocar sementes crioulas e realizar as experiências de chuva, que consistem em observar os sinais da natureza e prevê se o ano vai ser de inverno bom ou de estiagem.

ler mais

Segurança digital e produção de conhecimento: a importância do software livre para o movimento agroecológico

“A agroecologia e o software livre têm uma ligação filosófica e umbilical. Quando pensamos no desenvolvimento de sistemas de informação de maneira colaborativa, livre e emancipatória, podemos fazer um paralelo à ideia das sementes crioulas em oposição às sementes patenteadas e transgênicas”, afirma Allan Tygel, integrante da Cooperativa de Trabalho em Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão (EITA), uma rede que atua há mais de 10 anos no Brasil, desenvolvendo tecnologias da informação e da comunicação em software livre, em diálogo com movimentos sociais populares, redes e instituições de pesquisa.

ler mais

Bela Gil prepara Cuscuz Nordestino com água de cisterna e pede apoio à Campanha Tenho Sede

Referência em culinária natural, a chef Bela Gil, acaba de lançar no Canal da Bela, no Youtube, uma receita especial de Cuscuz Nordestino. O prato foi preparado com ingredientes agroecológicos e água da cisterna vindos direto do Semiárido. Durante o preparo, que teve a participação da agricultora familiar Josefa Quirino de Albuquerque, conhecida como Dona Nena, que mora no sítio Pilões, área rural do município de Cumaru, no Semiárido de Pernambuco.

ler mais

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das principais formas de se fazer isso é selecionar, guardar e compartilhar as sementes crioulas, que são aquelas repassadas de geração em geração. Com esse trabalho, tais sementes se tornam cada vez mais adaptadas aos seus locais de origem, o que é importante para a diversidade alimentar e o meio ambiente.

ler mais

Revista Semillas 77/78: conflictos socioambientales en Colombia

“En este número de la Revista Semillas, incluimos reflexiones que evidencian en la coyuntura actual, que los conflictos socioambientales en el país se han profundizado especialmente en los ecosistemas estratégicos y en los territorios de comunidades indígenas, afro y campesinos. Igualmente, compartimos varias iniciativas de organizaciones y comunidades indígenas, negras campesinas y urbanas, que implementan acciones de resistencia frente a estos modelos, que buscan cuidar y defender los territorios, el agua y la producción agroalimentaria sostenible”.

ler mais

Dicionário de Agroecologia e Educação

A Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz, o MST e a Editora Expressão Popular lançaram o Dicionário de Agroecologia e Educação. Essa grande contribuição para a construção da Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, está disponível em pdf na página da...

ler mais

Guarani Kaiowá enfrentam o agrofacismo no Mato Grosso do Sul

Takoha é um território sagrado. Tekoha, o local onde cada pessoa pode ser quem verdadeiramente é. Fora deste espaço é como estar morto. Não é sobre estar na tekoha, é sobre ser no tekoha. Tekoha é onde se encontra o amanhã. E é por este território sagrado que o povo Guarani Kaiowá luta desde a chegada dos karaí (não-índios), que se apresentam hoje na forma do agronegócio.

ler mais

Semente crioula gera comida de verdade: experiências de beneficiamento do milho livre de transgênicos e agrotóxicos no Nordeste

Já com saudades é que lembramos que nesse ano o São João teve milho livre de transgênicos direto da agricultura familiar. São diversos produtos derivados da conservação local das variedades crioulas. Vamos falar aqui de três casos, todos no Semiárido: a cooperativa Copirecê, na Bahia; o Movimento Camponês Popular, em Sergipe, e a parceria entre o Polo da Borborema e a AS-PTA, na Paraíba.

ler mais

Festival da Agrobiodiversidade

Vem aí o maior festival online de agrobiodiversidade da região!

Puxe a cadeira, apronte o chimarrão e venha navegar com a gente no Rio das feiras de semente nos dias 14 e 15 de agosto de 2021, com a transmissão pelo Coletivo Triunfo junto com a 33 Romaria da Terra do Paraná. Vamos matar a saudade desses encontros de festejo, conhecimento e diversidade da agricultura familiar.

ler mais

Memórias‌ ‌e‌ ‌saberes:‌ ‌“Agroecologia‌ ‌em‌ ‌rede”‌ ‌celebra‌ ‌20‌ ‌anos‌ ‌de‌ ‌histórias‌ ‌e experiências‌ ‌em‌ ‌agroecologia‌

Mais de 3 mil experiências em agroecologia no Brasil e em outros países da América Latina estão sistematizadas e cadastradas na plataforma “Agroecologia em Rede”, uma ferramenta virtual de Ecologia de Saberes a serviço da construção do movimento agroecológico. Na plataforma, estruturada a partir de tecnologias da informação em software livre, estão registradas experiências de agricultoras e de agricultores, seus relatos de vida, as memórias de projetos e organizações, entre outras informações sobre os movimentos pulsantes da agroecologia em diferentes territórios e temporalidades.

ler mais

Mapeamento de experiências em comida de verdade destaca aprendizados essenciais sobre o abastecimento alimentar no Brasil

“Quando a gente pensa na alimentação, não pensa só no comer em si. O alimento tem uma relação muito grande com o nosso território. É por isso que, nesse processo de resistência, a gente vem estimulando redes de agricultores e agricultoras que trazem os seus produtos do sítio e espaços onde as pessoas podem pegar a alimentação saudável, do campo, num circuito muito pequeno e que tem menos risco de contaminação inclusive para a população da cidade”. A centralidade do alimento quanto ao território, à saúde e à geração de renda é trazida pela agricultora Roselita Vitor, integrante da coordenação do Pólo da Borborema, a partir da experiência da Rede de Quitandas da Borborema, no estado da Paraíba.

ler mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Rede Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) vem a público partilhar algumas reflexões sobre ás “Sementes Crioulas” que estão sendo ofertadas pelo Governo do Estado à Rede de Bancos Comunitários de Sementes para distribuição às famílias agricultoras.

ler mais