Malásia desiste de liberar 6.000 mosquitos da dengue no ambiente

Do R7, 04/01/2011

O governo da Malásia decidiu adiar, nessa terça-feira (4), o primeiro teste com mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados. O ensaio é destinado a combater à dengue.

Os 4.000 a 6.000 mosquitos Aedes aegypti do sexo masculino foram originalmente programados para serem lançados no mês passado em uma tentativa de combater a dengue, que matou pelo menos 134 pessoas somente na Malásia em 2010.

Os insetos foram projetados de forma que seus filhos morram rapidamente, como forma de travar o crescimento da população do mosquito. A técnica tem o objetivo de erradicar totalmente o mosquito causador da dengue. É a espécie do sexo feminino a responsável pela disseminação da dengue.

A divulgação do teste, no entanto, movimentou os ambientalistas, que pediram ao governo a suspensão dos testes, dizendo que o mosquito poderia deixar de prevenir a dengue.

Um membro do Departamento de Biossegurança disse que o julgamento foi adiado para se ter uma discussão mais aprofundada com os residentes das áreas afetadas. O julgamento deveria ser realizado em dois Estados da Malásia.

Mohamed Salleh Mohamad, diretor do Departamento de Pesquisa e Avaliação, afirma que o julgamento deve acontecer até a primeira metade de 2011.