Redação Carta Capital 23 de março de 2011 às 16:55h

Pesquisa detecta substância em todas as moradoras que participaram da pesquisa na segunda maior cidade produtora de grãos do estado

O município de Lucas do Rio Verde, no norte do Mato Grosso, chama a atenção por ser o segundo maior produtor de grãos do estado. Somente em 2009, cultivou 410 mil hectares de soja e milho. E para a plantação resistir e dar bons resultados, foram utilizados 5 milhões de litros de agrotóxico naquele ano. Tudo perfeito, não fossem os problemas para a saúde.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, de autoria da bióloga Danielly Palma, detectou a presença de agrotóxicos no leite materno de 62 mulheres que moram na cidade, que tem 45 mil habitantes. Dez substâncias foram determinadas e todas as amostras de leite apresentaram pelo menos um tipo de agrotóxico analisado.

Para realizar o estudo, foram coletadas amostras de leite de 62 mulheres entre a 3ª e a 8ª semana após o parto. “Os resultados podem ser oriundos da exposição ocupacional, ambiental, alimentar do processo produtivo da agricultura que expôs a população a 114,37 litros de agrotóxicos por habitante na safra agrícola de 2009/2010”, afirma Danielly.