O teor de nitrato nas plantas é a conseqüência mais conhecida do crescente aporte de adubos químicos nitrogenados para aumentar rapidamente a produtividade de hortaliças de folhas como alface, couve, agrião, chicória, etc. Porém, o uso excessivo desse fertilizante associado à irrigação freqüente aumenta o acúmulo de nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-) nos tecidos das plantas.
Depois de ingerido, o nitrato passa à corrente sangüínea podendo, então, reduzir-se a nitritos. Estes, sim, podem fazer mal à saúde, muito mais que os nitratos. Tornam-se mais perigosos quando combinados com aminas, formando as nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas, mutagênicas e teratogênicas. Essa reação pode ocorrer especialmente no meio ácido do suco gástrico, ou seja, no estômago.
Embora alguns cientistas sustentem que os teores de nitrato em plantas cultivadas no sistema convencional e no hidropônico ainda permaneçam dentro do limite permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso fornecer orientação mais adequada aos produtores sobre o manejo do nitrogênio, sobretudo em sistemas hidropônicos, além de informação aos consumidores sobre como os alimentos são produzidos em cada sistema, permitindo a escolha de produtos mais saudáveis.

Fonte: Embrapa