Os ministros europeus da Agricultura recusaram autorizar um pedido de importação de milho transgênico, deixando nas mãos da Comissão Europeia a responsabilidade de decidir sozinha sobre a questão.

Durante uma reunião no Luxemburgo, os ministros não conseguiram chegar a um consenso.

A comissária da Agricultura, Mariann Fischer Boel, defendeu a autorização à importação de três tipos de milho transgênico desenvolvidas pela Monsanto (MON 88017 e MON 89034) e pela Pioneer (59122xNK603). Argumentou que existem riscos de a Europa não ter soja suficiente para alimentação do gado, depois de carregamentos inteiros terem sido recusados nas fronteiras da União Europeia por terem sido detectados vestígios de milho OGM (organismos geneticamente modificados) não autorizado.

Boel disse aos ministros que a União Europeia está muito dependente da soja norte-americana, especialmente no inverno, e que o contexto mundial não é favorável: a produção argentina já caiu 30 por cento este ano devido à seca.

Mas os Governos europeus estão muito relutantes em autorizar produtos OGM devido à oposição crescente da opinião pública, que receia as eventuais consequências dos transgênicos na saúde e no ambiente.

Atualmente, a União Europeia autoriza a importação de algumas variedades de OGMs, mas apenas uma semente (o MON 810) foi homologada para cultivo, em 1998, por dez anos. A renovação desta autorização está sendo avaliada, o que suscita amplo debate entre os vários países da União.

Fonte:

AFP, 19/10/2009.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1405855