rotulagemFonte: Ascom/Consea, 17/12/2012

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) enviou ofício na última sexta-feira (14) ao presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT-RS), e às lideranças partidárias pedindo a derrubada de um projeto de lei que pretende acabar com o rótulo nas embalagens de alimentos transgênicos.

De acordo com a atual legislação, as embalagens desses tipos de alimentos devem conter rótulo informando se tratar de produto transgênico. O projeto de lei 4.14, de autoria do deputado ruralista Luiz Carlos Heinze (PP-RS), pretende acabar com a obrigatoriedade.

No documento, que também foi enviado ao líder da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI),  a presidenta do Consea, Maria Emília Lisboa Pacheco lembra que “segurança alimentar e nutricional abrange a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, estimulando práticas alimentares saudáveis”.

O Consea já obteve respostas de algumas lideranças informando que irão votar contra o projeto. Além disso, diversas entidades da sociedade civil têm se mobilizado para evitar o que consideram “uma ameaça à saúde e segurança alimentar da população”.

::
Leia também

Ofício do Consea à Câmara dos Deputados
Transgênicos: Entidades se articulam contra projeto que pede fim da rotulagem
Campanha NÃO ao fim da rotulagem dos alimentos transgênicos
Presidente do Consa pede rigor com os transgênicos
O que são alimentos transgênicos e quais os seus riscos