The Washington Post, 16 de dezembro de 2012

O boom da agricultura brasileira

O total das exportações de produtos agropecuários do Brasil cresceu 400% entre 2001 and 2011. O país é líder mundial na expotação de açúcar, café, suco de laranja, soja e frango [o que para muitos significa uma reprimarização da economia brasileira, cada vez mais especializada e dependente da exportação de produtos de baixo valor agregado, sejam eles da agropecuária ou da mineração. O gráfico mostra União Europeia e China como os grandes compradores de produtos brasileiros, mas por mais quanto tempo essa demanda se manterá?].

O gráfico ilustra a reportagem “In Brazil, a landholder who speaks for agribusiness”, sobre a senadora ruralista Kátia Abreu (PSD/TO, ex-DEM, ex-PFL), que pode ser lido em português na página da CNA. A matéria trata dos esforços que a senadora vem promovendo para tentar desvicular a imagem de seu setor do atraso e da truculência, passando também pelas posições pra lá de retrógradas assumidas em temas como desmatamento, código florestal e trabalho escravo.

 

Fontes: Agriculture and Livestock Confederation of Brazil (CNA); SECEX (Secretariat of Foreign Trade, Brazil); Global Trade Information Services, (GTIS); USDA Foreign Agricultural Service.