Versões semelhantes de milho e soja resistentes ao 2,4-D estão na pauta de votação da CTNBio. Esse herbicida é classificado como “Extremamente tóxico” e, assim como nos demais casos, seus uso dispararia com a aprovação da semente transgênica para uso casado. Espera-se que com decisão dos EUA o pedido aqui também vá para a geladeira.

::

Agência Estado, 01/01/2013 | via G1

Uma nova semente de milho transgênica da Dow Chemical não estará disponível para agricultores dos Estados Unidos pelo menos até a temporada de plantio de 2014, informou na sexta, dia 18, a empresa, que aguarda aprovação regulatória para o produto. A Dow AgroSciences, subsidiária da Dow Chemical, disse no final do ano passado que esperava comercializar a semente na temporada de plantio de 2013, depois que ela fosse aprovada pelo Departamento de Agricultura e Proteção Ambiental dos EUA.

A semente, chamada de Enlist, é geneticamente modificada para suportar a aplicação do herbicida 2,4-D. A tecnologia é uma resposta do setor ao surgimento de ervas daninhas resistentes ao glifosato, um herbicida amplamente usado em conjunto com sementes transgênicas de milho e soja da Monsanto. Críticos argumentam que a nova semente da Dow, junto com uma semente que está sendo desenvolvida pela Monsanto e que é resistente ao herbicida dicamba, levará a um aumento do uso de herbicidas, elevando o risco para o meio ambiente e para fazendas adjacentes. Eles defendem também que as ervas daninhas acabarão se tornando resistentes a esses novos produtos.

Um grupo de agricultores deixou de fazer oposição à semente Enlist em setembro passado, depois que a Dow se comprometeu a rastrear as aplicações de herbicidas pelos produtores e investigar alegações de que o produto se espalhou para plantações vizinhas. Ao mesmo tempo, a Dow está desenvolvendo a semente Enlist de soja, que planeja vender a agricultores em 2015.

As informações são da Dow Jones.