Conselho Regional de Nutricionistas 9 (MG), 23/08/2013

Seguindo a linha de incentivo ao modelo de produção agroecológico, sem o uso de agrotóxicos e sem a produção de transgênicos, o CRN9 realizou duas importantes atividades nesta semana. Na primeira ocasião foi exibido, em 21 de agosto, para os nutricionistas, o documentário “O Veneno está na Mesa”, do cineasta Sílvio Tendler, que aborda as ameaças dos agrotóxicos ao solo e aos mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Palestrante do evento, Eliane Novato Silva, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, foi entrevistada pela Assessoria de Comunicação do Conselho (Ascom/CRN9).

Da mesma maneira, a Ascom/CRN9 conversou também com Gabriel Fernandes, integrante da equipe executiva da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, associação de direito civil sem fins lucrativos que, desde 1983, atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Fernandes esteve presente na reunião da Associação Mineira de Agroecologia (AMA), realizada no CRN9.

Ascom/CRN9 — Eliane e Gabriel, o que vocês acham da iniciativa do Conselho de Nutricionistas trazer para a pauta de debates com a categoria o incentivo à agroecologia, ao não uso de agrotóxicos e transgênicos?

Eliane Novato Silva — É fundamental, pois o nutricionista é um dos profissionais mais importantes no sentido da orientação, de tentar trazer para a população o conceito da alimentação saudável. O nutricionista tem um papel muito importante junto a instituições e a escolas, como educador, na divulgação e contenção dos impactos à saúde dos alimentos contaminados. Exibir o documentário do Sílvio Tendler é fundamental, pois ele é quase que um “divisor de águas”, pois trouxe ao grande público um debate que antes era muito restrito, quase que somente acadêmico. Ele trouxe, de maneira massiva, uma reflexão que antes não acontecia. Ainda não chegamos aonde queríamos, obviamente, mas ações como essa do CRN9 contribuem para alcançarmos o objetivo de uma maior penetração na sociedade. Estamos começando a difundir a ideia de que os alimentos saudáveis é um direito de todos e que é possível os termos.

Gabriel Fernandes — O Conselho de Nutricionistas tem cumprido um papel muito importante, sobretudo no campo da informação, de divulgação para a categoria do que são os transgênicos, a relação do uso destas sementes modificadas com o agrotóxico e como isso vem transformando a agricultura no Brasil e, consequentemente, a nossa alimentação. Existe, por um lado, uma propaganda muito forte das empresas que comercializam estes produtos, divulgando uma série de vantagens que não estão sendo comprovadas na prática e de também reduzir as discussões sobre os riscos que estas plantas trazem à nossa saúde.

Por outro lado, o trabalho que o Conselho fez e vem fazendo de se debruçar sobre os estudos, de trazer informações, está demonstrando e comprovando os riscos dos transgênicos para a alimentação e saúde. Não somos obrigados a adotar este atual tipo de agricultura. Existem muitas alternativas que são capazes de fortalecer a produção familiar no campo e produzir alimentos saudáveis em quantidade.

::

Clique AQUI para assistir o documentário “O Veneno está na Mesa”

Clique AQUI  e conheça o parecer do CFN sobre transgênicos

(Entrevistas e matéria produzidas por Mariana Starling, jornalista Assessora de Comunicação/Imprensa do CRN9)