O SEMAPI irá realizar três oficinas durante o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre. Todas as atividades serão realizadas no auditório da entidade, que tem capacidade para 80 pessoas.
Dia 26 – Oficina sobre OGMs – “O Avanço das Lavouras Transgênicas no Brasil – Situação Atual, Normativas, Riscos e Perspectivas para 2010”
Horário – das 14h às 19h
Local – Auditório do SEMAPI (Av. Lima e Silva n. 280 – Cidade Baixa, Porto Alegre)
Organização – GEA – MDA e SEMAPI – Secretária de Meio Ambiente da CUT/RS
Participantes – Paulo Kageyama (representante do MMA na CTNBio), Leonardo Melgarejo e Paulo Brack (representantes do MDA na CTNBio), José Maria Ferraz (representante especialista da Agricultura Familiar na CTNBio), Solange Teles (representante especialista defesa do consumidor – presença ainda não confirmada), Rubens Nodari (ex- representante do MMA), Gabriel Fernandes (AS-PTA), Gervasio Paulus (ABA), Marco Pavarino (MDA, coordenador do GEA), Antenor Pacheco (FEPAM-SEMAPI), entre outros.
Dia 27 – Oficina sobre Trabalho Escravo – “Trabalho escravo: o quanto já caminhamos e o que falta a fazer?”
Horário – das 14h às 19h
Local – Auditório do SEMAPI (Av. Lima e Silva n. 280 – Cidade Baixa, Porto Alegre)
Organização – Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo e Frente Nacional contra o Trabalho Escravo
Participantes – contará com a presença do secretário especial de direitos humanos da presidência da república, entre outros
Dia 28 – oficina sobre Reforma Agrária – “O Desenvolvimento rural e os assentamentos de reforma agrária – Situação Atual e Perspectivas para a próxima década”
Horário – das 14h às 19h
Local – Auditório do SEMAPI (Av. Lima e Silva n. 280 – Cidade Baixa, Porto Alegre)
Organização – INCRA/RS e SEMAPI – Secretaria de Meio Ambiente da CUT/RS
A oficina tratará do tema do desenvolvimento territorial examinando o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). A ênfase será para questões relacionadas ao Programa Nacional de Assistência Técnica e Social – ATES, em Projetos de Assentamento, no Brasil. A oficina também discutirá pesquisa nacional que está sendo conduzida pelo INCRA, e que examina a performance dos assentamentos de reforma agrária, considerando uma abordagem estratificada e respeitando seu caráter multidimensional. Neste segmento contará com representação da direção nacional do programa e da superintendência regional do INCRA, no RS. Serão examinadas as dificuldades e perspectivas dos Programas, enfatizando a necessidade de articulação entre os principais atores, no momento atual. Como resultante espera-se uma proposta de ações articuladas ao longo de 2010, que reforcem a política de reforma agrária e que ampliem a visibilidade de seus resultados.
Trackbacks/Pingbacks