Iniciativa busca dar visibilidade à gastronomia como política cultural

No próximo dia 8 de junho, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançará um edital público para eleger a primeira Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado no auditório Barbosa Lima Sobrinho, na Facha, em Botafogo, a partir das 18:30h. A iniciativa está ligada à Superintendência de Economia Criativa e da Incubadora Rio Criativo, junto à Comissão de Cultura da Alerj.

A instituição da Comissão é uma das diretrizes do Marco Referencial da Gastronomia como Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7180/2015). A lei tem como objetivo abordar a gastronomia como uma política cultural ao dar visibilidade e fortalecer as culturas alimentares regionais, as atividades produtivas, comerciais, educacionais e  artísticas, ligadas pela relação com a comida, a sociedade e o território.

A comissão terá a incubência de acompanhar as diretrizes da lei, conferir o selo Gastronomia é Cultura e fomentar a Semana da Gastronomia do Estado do Rio, que ocorrerá na terceira semana de setembro. Para esta empreitada, serão eleitos, por meio de votação online, 20 representantes da sociedade civil que atuam, por exemplo, com Quilombolas, Mulheres, Direito Humano à Alimentação e Agricultura Familiar. A comissão também será composta por sete representantes do poder legislativo, uma representação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea) e uma da Comissão de Cultura da ALERJ. As inscrições terão início no dia 8 e encerrarão em 19 de julho.

Além da candidatura das representações de segmentos ligados à Alimentação e Cultura, o público poderá participar como eleitor para eleger os membros da comissão. O lançamento será feito pelo secretário de Cultura, André Lazaroni; o presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Zaqueu Teixeira; e contará com representantes do Grupo de Trabalho Gastronomia como Cultura, responsável pela elaboração do Marco Referencial.

As informações completas sobre o processo de eleição do edital serão divulgadas durante o lançamento e estarão disponíveis na página da Secretaria de Cultura.

Para conhecer o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura, acesse: https://tinyurl.com/ybhly96u

Visite a página do evento no Facebook

Cronograma de lançamento do edital

Início do cadastro de eleitores e candidatos: 08/06/2017, às 10h;

Término do cadastro de eleitores e candidatos – 19/07/2017, às 18h;

Publicação dos Eleitores e Candidatos habilitados – 25/07/2017, às 10h;

Início da votação – 07/08/2017, às 10h;

Término da votação – 11/08/2017, às 18h;

Resultado da votação – 15/08/2017, às 11h

Serviço

Lançamento do edital Comissão da Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro
Data: 8 de junho
Local: Auditório Barbosa Lima Sobrinho – Facha
Endereço: Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo
Horário: 18h30
Não é necessário fazer inscrição

 

::