agroecologia2017.com

Feira de Troca de Sementes Crioulas

A Feira de Troca de Sementes Crioulas será realizada no Congresso de Agroecologia 2017 e tem como objetivos: fortalecer a rede de conservação e troca de sementes crioulas e florestais, promover diálogos sobre agrobiodiversidade e práticas agroecológicas.

A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos, parte fundamental no processo de empoderamento, conquista da autonomia produtiva e soberania alimentar por parte dos/as agricultores/as.

Vocês guardiões de sementes e/ou representantes de organizações que atuam como guardiãs, venham participar da Feira de Troca de Sementes que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, de 16h às 18h, no espaço da Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para se cadastrar entre no link e preencha o formulário

Dúvidas sobre a feira de sementes contate por e-mail feiracultural@agroecologia2017.com ou telefone (61) 3448-4749 (de segunda a sexta de 14h às 17h).

  1. É necessário que cada guardiã/o traga suas sementes já separadas e as variedades previamente identificadas pelo nome.
  2. No dia determinado para a exposição, cada expositor deverá colocar suas sementes no espaço destinado uma hora antes para que possa ser contabilizada pela organização.
  3. As sementes serão expostas em um espaço de 1m2 da bancada destinado a cada expositor/a. Cada bancada estará devidamente identificada com o número correspondente. Ao lado do local de exposição será fixada a relação de nomes dos expositores e o número da bancada.
  4. Serão dedicadas 2 horas para a atividade de troca em cada dia.
  5. Durante toda a feira haverá um microfone disponível para depoimento do/as guardiões/ãs no contexto de: apresentação pessoal, informação sobre as espécies e variedades expostas (nome, se é comum ou não, relação com a sua cultura e família, entre outras).

*A disponibilização de material genético distribuído, trocado ou comercializado durante a feira é de inteira responsabilidade dos expositores.

Será feito um reconhecimento simbólico na cerimônia de encerramento do congresso aos 10 primeiros guardiões/ãs que expuserem o maior número variedades totais e de espécies durante a feira de troca. Uma equipe de avaliadores estará uma hora antes da troca no local de exposição e fará a contagem do número de espécies e variedades expostas por cada expositor/a em cada um dos dias.

PARTICIPE! SEJA UM/A EXPOSITOR/A DE SEMENTES!

Time Feira e Cultural do Congresso de Agroecologia 2017