<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff }
De acordo com o Valor Econômico (03/08), a multinacional Syngenta sequer inaugurou sua nova fábrica de mudas para cana-de-açúcar em Itápolis (SP), mas já estima contratos de venda no valor de US$ 200 milhões, para usinas do Centro-Sul, até dezembro deste ano. (…) A expectativa da Syngenta é que as novas mudas – ou gemas – cubram uma área entre 120 mil e 150 mil hectares nos próximos cinco anos, dos quase 2 milhões de hectares cultivados com cana-de-açúcar na região Centro-Sul. (…)
Além da fábrica de Itápolis, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2011, outras unidades de produção de mudas de cana estão nos planos da Syngenta para atender a demanda de regiões onde o cultivo tem crescido nos últimos anos. A expectativa é que a empresa avance para Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. (…)
Comentário: A Syngenta é uma das grandes multinacionais que atuam no desenvolvimento e comércio de sementes transgênicas. As mudas de cana ora anunciadas não são transgênicas, mas não é difícil imaginar que ao entrar pesado neste setor a empresa esteja pavimentando o caminho para, no futuro, comercializar também variedades transgênicas de cana.