Sementes Crioulas: Passado, Presente e Futuro

 

No dia 03 de agosto de 2011, no município de Realeza, será realizada a VIII Festa Regional das Sementes Crioulas

 

A Festa propõe debater o resgate e a reprodução das sementes crioulas com base na produção ecológica, como promotoras de alimentos saudáveis.

De acordo com os dados da “Campanha permanente contra o uso de agrotóxicos e pela vida”, cada brasileiro consome, de forma invisível, 5,2 litros de veneno por ano, condição que nos coloca como o maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2009. Este consumo está embutido nos alimentos ingeridos, na água e no ar que respiramos.

Para além do aumento da utilização de agrotóxicos, o avanço na liberação dos cultivos geneticamente modificados tem colocado em risco a autonomia produtiva e a saúde no Brasil.

Neste sentido, a região Sudoeste, apesar de ser caracterizada por Unidades de Produção e Vida Familiar com média de 15 hectares e policultora, nos últimos anos houve um avanço nas áreas de monocultivos de grãos geneticamente modificados. Esta realidade coloca em risco a biodiversidade local, e também reduz drasticamente a quantidade de sementes disponíveis para as famílias agricultoras.

A Festa das Sementes propõe, então, manter vivo o debate e as ações referentes à preservação e ao acesso às sementes, a redução na utilização de agrotóxicos, o acesso à alimentação saudável e a autonomia da região.

Nossas sementes guardam consigo sua história, intimamente relacionada com a história da família que a preserva. A preservação e o acesso às sementes é a garantia de que a nossa geração – e também as gerações futuras – tenham direito a uma alimentação saudável em quantidade e qualidade, bem como a biodiversidade preservada.

As sementes crioulas fazem parte de nosso passado, nosso presente e são a garantia do futuro.

 

Programação do dia:

8:00 hs – Credenciamento – recepção das sementes e alimentos

9:30 hs – mística de abertura

10:00 hs – fala Dom Mauro Morelli

11:00 hs – Debate

11:30 hs – Partilha das Sementes

12:30 hs – partilha dos alimentos/almoço

13:30 hs – Carreata de deslocamento para a PR 182 – trevo entrada de Realeza

14:00 hs – Blitz de conscientização da população sobre o uso abusivo de agrotóxicos na rodovia

16:00hs – Encerramento

O futuro depende dos agricultores e agricultoras preservarem as sementes e lutarem por políticas de estado que garantam a produção, o acesso e a distribuição das sementes, bem como a alimentação saudável.

 

Realização:

Fórum Regional de Entidades da Agricultura Familiar e Camponesa

 

Apoio:

Universidade Federal Fronteira Sul -UFFS

Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste campus de Francisco Beltrão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR campus de Pato Branco e Dois Vizinhos

Prefeitura Municipal de Realeza

Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná