O ISAAA é uma ONG internacional mantida por empresas como Monsanto e Syngenta e que todos os anos divulga relatórios com dados sobre a adoção de transgênicos no mundo. Seus relatórios são amplamente divulgados, inclusive aqui no Brasil.
Na edição deste ano o ISAAA comemora incisivamente o fato de o Egito ter passado a engrossar a lista de países plantadores de transgênicos, acreditando que este passará a ser “um modelo para a região do norte africano”. Segundo a ONG, a novidade seria resultante do plantio de 700 hectares do milho Bt MON 810 da Monsanto – área menor que muitas fazendas do Mato Grosso.
Acontece que, segundo relatório de 22 de julho do USDA – o departamento de agricultura dos EUA -, o Egito nunca plantou o milho da Monsanto em seu território. Não fossem os relatórios do ISAAA conhecidos também pelo fato apresentarem números um tanto inchados e de origem meio nebulosa, tudo poderia ter sido mero erro de edição. Mas conhecendo a forma como essa indústria fabrica mitos, parece ter sido mesmo peça para fazer crer que os que estão fora perderão o bonde da história.
Com informações do GMWatch : http://www.gmfreeze.org/uploads/ISAAA_myths_briefing.pdf e http://greenbio.checkbiotech.org/news/usdafas_gain_report_egypt_agricultural_biotechnology